Porto Alegre vai oferecer testes rápidos em 132 unidades de saúde a partir de segunda-feira

Os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR.

Compartilhe:

A partir da próxima segunda-feira (10), as 132 unidades de saúde da Capital passam a realizar testes rápidos (antígenos) em pessoas com sintomas de Covid-19. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (7), pela diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer. “Nosso objetivo é ganhar mais velocidade no diagnóstico de pessoas contaminadas”, explica.

Desde o início da semana a Secretaria Municipal da Saúde vem ampliando os locais para realização dos testes rápidos de antígenos. A medida faz parte de uma mudança de estratégia da secretaria para frear a propagação da variante Ômicron, dando o diagnóstico com rapidez para quem apresenta sintomas da nova cepa.

O teste fica pronto em menos de 30 minutos. “Quanto antes o resultado, mais cedo conseguimos isolar o indivíduo que testa positivo. Assim evitamos a proliferação da doença”, destaca o secretário Mauro Sparta.

Os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde.


Compartilhe: