Ouça no Meio-Dia: o risco de temporais no Estado e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 26 de janeiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O governo do Rio Grande do Sul emitiu Alertas para as 21 regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento, que gerencia a situação da pandemia no Estado. Os Alertas são consequência do aumento de casos de covid-19 e do aumento de internações em leitos clínicos e de UTI nas regiões. Dessa vez, foram mantidos os Alertas para as regiões que haviam recebido essa sinalização em 19 de janeiro e foram emitidos novos Alertas às regiões de Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Taquara. A Secretaria da Saúde do Estado registrou 19 mil novos casos de Covid-19 e 50 óbitos pela doença nesta terça. Não era visto um número tão elevado de óbitos registrados em um mesmo dia no Rio Grande do Sul desde 17 de novembro. A taxa de ocupação das UTIs no Estado, por sua vez, está em 60,9%, um aumento de 13 pontos percentuais em 2022, considerando que a taxa era de 48% na virada do ano. Além disso, o número de internados, entre suspeitos e confirmados, aumentou em 697 somente nesta semana, sendo 575 em leitos clínicos e 122 em UTI.

Em Porto Alegre, a Secretaria de Saúde do Município ampliou novamente o público apto a receber a dose pediátrica da Pfizer a partir desta quarta-feira. Podem receber a dose todas as crianças a partir de sete anos. A vacinação de crianças indígenas, quilombolas, autistas, com comorbidade e deficiência a partir de cinco anos, também foi mantida. A prefeitura também iniciou a aplicação da Coronavac em crianças. A aplicação do imunizante pediátrico da Pfizer está disponível, desde às 8h até às 17h, em sete unidades de saúde: Chácara da Fumaça, Clínica da Família IAPI, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Nova Brasília, Santa Marta e Santo Alfredo. Já a aplicação da Coronavac em crianças é oferecida em oito unidades de saúde, no mesmo horário: Lomba do Pinheiro, São José, Santa Rosa, Fradique Vizeu, Primeiro de Maio, Vila Cruzeiro, Guarujá e Ponta Grossa.

Começa nesta quarta-feira o Campeonato Gaúcho de Futebol 2022. A rodada abre hoje com quatro jogos, incluindo os da dupla Gre-Nal. O Inter enfrenta o Juventude no Alfredo Jaconi, às 16h. Já o Grêmio joga contra o Caxias, na Arena, às 19h. Principais favoritos para vencer a competição, o Grêmio busca o pentacampeonato, enquanto o Inter vê no Gauchão uma nova oportunidade de voltar a ter títulos. Além do título, o Campeonato Gaúcho oportuniza o título do Interior, três vagas na Copa do Brasil e três vagas no Campeonato Brasileiro da Série D. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2023.

Uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Ela vai mudar o tempo no Estado, principalmente a temperatura. Também há previsão de chuva. Ela deve vir em forma de pancadas, mas há risco de alagamentos por causa da chuva forte na Região Sul, Fronteira Oeste e Campanha. Após o registro de chuva em algumas cidades Oeste e Sul do Estado pela manhã, a instabilidade avança da tarde para a noite. Há risco de temporais, vendavais e granizo. Quanto às temperaturas, nesta quarta, o sol até aparece, mas haverá aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Com isso, O dia vai ser bastante abafado no Estado, principalmente na Região Metropolitana e na Região Central. Mas a tendência é de progressiva queda nas temperaturas ao longo do restante da semana. Hoje, o termômetros ainda marcam temperaturas acima dos 35 graus. Casos de Esteio, Canoas, Porto Alegre, Lajeado e Santa Maria.