Ouça no Meio-Dia: os efeitos dos temporais, a previsão do tempo e outras notícias desta terça-feira

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 18 de janeiro de 2022, no podcast Meio-Dia

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um temporal no município de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, destruiu prédios, bloqueou ruas e deixou pessoas desabrigadas entre ontem e hoje. Entre os pontos mais atingidos está o bairro Santa Rita. Houve danos na Igreja Betel e no prédio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carmen Alice Laviaguerre. No início da noite desta segunda-feira, a prefeitura decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pelo temporal. Segundo a prefeitura, após o vendaval foram mais de mil pedidos de telhas e de lonas. A prefeitura disponibilizou um número de WhatsApp de plantão para quem tiver alguma necessidade. O número é: (51) 99631-9678.

Nesta terça-feira, o tempo fica instável no Estado, com alerta para temporais durante o dia. Mas a onda de calor continua atuando sobre o Rio Grande do Sul. A instabilidade é causada por uma área de baixa pressão atmosférica e pela aproximação de uma frente fria. Existe o alerta para temporais, com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h, em cidades localizadas na Campanha, Fronteira Oeste, Região Sul, Região Central, Serra, Litorais Norte e Sul, além da Região Metropolitana. No mais, o sol aparece com nuvens na maior parte do Estado, e deixa a temperatura mais agradável na Região Sul, na Campanha e na Serra. Porém, na região Noroeste, na Fronteira Oeste e na Região Norte o calor será intenso. Máximas de 28 graus em Passo Fundo e Marau; 38 em Uruguaiana; e 34 em Esteio e Porto Alegre.

O Rio Grande do Sul registrou as duas primeiras mortes pela variante ômicron da covid-19. A identificação da variante foi realizada pelo Laboratório Central do Estado, o Lacen/RS. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as vítimas são um homem de 88 anos, de Sapiranga, e uma mulher de 86 anos, de Progresso. Ambos estavam vacinados e tinham comorbidades. Conforme a Secretaria, os dois pacientes tiveram início de sintomas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com os óbitos ocorrendo em 2 e 5 de janeiro, respectivamente. Ao todo, o Rio Grande do Sul já identificou 264 casos confirmados ou sugestivos para a variante ômicron, distribuídos em 46 municípios.

Um homem morreu após ser atropelado por um ônibus na freeway, em Porto Alegre, na noite de ontem (17). A vítima não teve a identidade divulgada pela Polícia Rodoviária Federal. Conforme a PRF, o acidente aconteceu por volta das  23h, próximo ao acesso à BR-448. Também segundo a Polícia, o homem tentou atravessar a estrada quando foi atingido pelo veículo. O ônibus seguia com passageiros de Porto Alegre em direção a Santa Maria. A vítima morreu no local. O trânsito chegou a ser bloqueado para o trabalho da perícia, mas foi liberado ainda durante a madrugada.

O governo federal começa a pagar hoje (18), retroativamente, o valor relativo ao programa Auxílio Gás. O valor do benefício é de R$ 52. Para as famílias de cidades de Minas Gerais e da Bahia, que foram atingidas pela chuva , o benefício já foi pago em dezembro do ano passado. Segundo o Ministério da Cidadania, aproximadamente 5,5 milhões de famílias receberão o vale, que é pago a famílias que fazem parte do Auxílio Brasil. Os pagamentos serão feitos pelo número final do NIS (Número de Identificação Social). Hoje, começam a receber os beneficiários com NIS final 1. Os pagamentos seguem até 31 de janeiro, quando recebem os beneficiários com NIS final 0. O Auxílio-Gás tem duração prevista de cinco anos. O programa vai beneficiar famílias brasileiras com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses.