INMET emite alerta para onda de calor no Rio Grande do Sul

Conforme o órgão, há risco à saúde por causa das temperaturas elevadas na maior parte do Estado.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para a atuação de uma intensa onda de calor sobre parte do Rio Grande do Sul. Conforme o órgão, há risco à saúde por causa das temperaturas elevadas na maior parte do Estado.

As áreas sob o aviso são a região da Fronteira Oeste, Noroeste, Norte, Central, Campanha, Sul e Metade Centro-Sul (Costa Doce) do Rio Grande do Sul. O motivo são as temperaturas acima da média previstas pelo perído de três a cinco dias.

A previsão é de mínimas acima 20ºC e máximas podendo chegar aos 40ºC em grande parte do Estado. Em Porto Alegre, a temperatura deve chegar aos 39°C, conforme a Defesa Civil do município.

Os índices de radiação ultravioleta atingirão níveis extremos, o que requer muito cuidado para evitar insolações. É recomendado que todos que se expuserem ao sol ou a altas temperaturas utilizem roupas frescas, mantenham a  hidratação constante (com água ou sucos), façam refeições leves, evitem exercícios entre as 10 e 16h, utilizem protetores solares, chapéus e óculos escuros com proteção UVA e UVB.

Conforme a SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), a previsão indica que a semana será marcado pela atuação de uma área de alta pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul. O sistema favorece o predomínio de uma massa de ar seco e quente em todas as regiões.

Além disso, esse sistema atmosférico inibe a formação de nuvens e, consequentemente, eleva as temperaturas. Com isso, o Estado terá dias consecutivos sem chuva, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em níveis de alerta, abaixo de 20%.

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS