INMET emite novo aviso para possibilidade de temporal no Rio Grande do Sul

Conforme o órgão há chance de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com rajadas de vento e eventual queda de granizo

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo aviso para a possibilidade ocorrência de temporais isolados em parte do Rio Grande do Sul. Ele é válido ao longo desta segunda-feira e, ao contrário de ontem, é direcionado apenas a três regiões gaúchas: Noroeste, Norte e Serra do RS. Conforme o órgão há chance de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo de maneira isolada nas regiões destacadas em amarelo no mapa abaixo.

A previsão do tempo indica a passagem de uma frente fria, que vai provocar mais instabilidades no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (3). A área de baixa pressão atmosférica provoca chuvas com risco de temporais isolados, descargas elétricas e rajadas de vento sobre o estado. Durante a tarde, as temperaturas se elevam, trazendo sensação de calor e abafamento, combustível para áreas de instabilidade.

A escala do INMET possui três tipos: o aviso é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais e possui a cor amarela; a advertência é quando há perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até granizo e possui cor laranja; e o alerta, quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo e é marcado em vermelho.

Ontem, temporais trouxeram danos a cidades de Estrela e Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, e em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, na região do Vale do Rio Pardo. As tempestades ocorreram após calorão acima de 30°C. Em Porto Alegre, também houve temporal no meio da tarde após a cidade registrar 36,7°C na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada no bairro Jardim Botânico.

Mapa mostra regiões do Rio Grande do Sul em aviso para ocorrência de temporais em 03 de janeiro de 2022.
Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).