INMET emite aviso para possibilidade de temporais isolados no RS

Conforme o órgão há chance de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo de maneira isoladas. 

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso para a possibilidade ocorrência de temporais isolados na Metade Norte do Rio Grande do Sul. O aviso é válido as regiões Noroeste, Norte e Serra até a parte da manhã deste sábado (15). Conforme o órgão há chance de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo de maneira isoladas.

As tempestades podem ocorrer após um dia de intenso calor. Na região Norte do Estado, as temperaturas chegaram aos 32°C ou 33°C.

A escala do INMET possui três tipos: o aviso é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais e possui a cor amarela; a advertência é quando há perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até granizo e possui cor laranja; e o alerta, quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo e é marcado em vermelho.

No sábado (15), as temperaturas continuam elevadas durante a tarde, mas as chuvas retornam para o estado. No domingo (16), a aproximação de uma frente fria, provoca chuvas e temporais isolados na região Sul, na Campanha gaúcha e metade Leste.