INMET emite alertas para risco de temporais no Rio Grande do Sul neste sábado

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso e uma advertência para a ocorrência de temporais isolados no Rio Grande do Sul neste sábado (15). As instabilidades estão associadas a uma área de baixa pressão atmosférica que atua no Estado e, somada ao calor e ao fluxo de umidade vinda da Amazônia, podem provocar chuvas intensas, ventos fortes e até queda de granizo em cidades gaúchas.

Todo o Rio Grande do Sul recebeu aviso para possibilidade de tempestades a partir do período da tarde. Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Nas regiões Norte, Serra, Litoral Norte, região metropolitana, Região dos Vales, há alerta para risco de temporal, sendo que a probabilidade de ocorrência é maior. Por isso, é preciso ficar atento a situações de perigo potencial, como queda de árvores e postes e danos nas redes elétricas e de telefonia. Também é preciso evitar lugares que não sejam seguros durante a a passagem dos temporais.

As tempestades podem ocorrer em um dia de intenso calor. A previsão indica que as máximas na maioria das regiões passam dos 30°C. No domingo (16), a aproximação de uma frente fria, provoca mais chuvas e temporais isolados na região Sul, na Campanha gaúcha e metade Leste.

A escala do INMET possui três tipos: o aviso de perigo potencial é emitido quando há possibilidade para ocorrência de temporais e possui a cor amarela; a aviso de perigo é quando há grande probabilidade para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até granizo e possui cor laranja; e o aviso de grande perigo, quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo e riscos à vida; este tipo de alerta é publicado com menor frequência e é marcado em vermelho.

Foto: Agora no Tempo / Agora RS

Como proceder em caso de temporal:

  • Feche bem janelas e portas, evitando canalização de ventos no interior de sua residência;
  • Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro da água e do gás;
  • Se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança;
  • Não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas.

Como proceder em caso de alagamentos:

  • Evite o deslocamento para regiões afetadas;
  • Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
  • Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
  • Ao sair, desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;
  • Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
  • Se ficar isolado em local inseguro chame imediatamente o Corpo de Bombeiros.