Governo do Estado emite Avisos para todas as regiões Covid pela 2ª semana consecutiva

Nos últimos sete dias, a média semanal de casos confirmados no Rio Grande do Sul cresceu mais de quatro vezes, passando de 62,2 para 278,8.

Todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul receberam Avisos no sistema 3As de Monitoramento da Pandemia pela segunda semana consecutiva. A decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise, em reunião virtual conduzida pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira (11).

O motivo para a emissão dos novos avisos é o receio pelo avanço da transmissão da variante Ômicron do coronavírus. Nos últimos sete dias, a média semanal de casos confirmados no Rio Grande do Sul cresceu mais de quatro vezes, passando de 62,2 para 278,8.

Conforme o Governo do Estado, também um aumento de internados em leitos clínicos, ainda que em menor proporção do que o crescimento de casos confirmados. Atualmente, há 591 leitos clínicos ocupados por pacientes com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19. No dia 2 de janeiro, eram 297 pacientes com suspeita ou teste postivo para Covid-19 internados.

O aumento do fluxo de pessoas no Litoral Norte durante o veraneio, quando parte da população se transfere para a praia, resulta em número elevado de contágios. Capão da Canoa é a região do Estado com maior incidência de casos confirmados para cada 100 mil habitantes.

Os registros atuais se aproximam do pior período da pandemia e apresentam tendência de crescimento. Na última semana, foram 603,7 casos confirmados por 100 mil habitantes, taxa muito próxima à mais alta apresentada pela região em toda a série, 679,2, em março de 2021.

Durante a reunião do Gabinete de Crise, foi apresentada a ampliação da Fase 3 do projeto “Testar RS”, com a distribuição, ainda em janeiro, de 320 mil testes antígeno aos municípios e regionais da SES (Secretaria Estadual de Saúde). No ano passado, foram disponibilizados 1.490.340 testes.