FreeWay tem movimentação intensa e pontos de lentidão no retorno do Litoral Norte

Conforme dados da CCR ViaSul, passam 77 carros por minuto no pedágio de Santo Antônio da Patrulha no sentido Litoral-Capital.

A FreeWay, que liga Osório a Porto Alegre, tem movimentação intensa em direção à Capital neste último domingo de janeiro (30). Pelo menos 85% da capacidade da rodovia vem sendo utilizada pelos motoristas que deixam os balneários do Litoral Norte.

Desde as 17h30, há ponto de congestionamento no trecho de Glorinha da rodovia. A lentidão começa no quilômetro 39 e se estende até o quilômetro 50 da BR-290. Outro ponto de lentidão é do quilômetro 55 até o pedágio de Gravataí, no quilômetro 60.

O uso do acostamento liberado entre o km 0 e km 75 no sentido Osório – Porto Alegre, até às 21h.

Conforme dados da CCR ViaSul, passam 77 carros por minuto no pedágio de Santo Antônio da Patrulha no sentido Litoral-Capital. Na praça de Gravataí, são 65 carros por minuto, em média. A capacidade operacional da FreeWay é de cerca de 85 carros por minuto, sendo que pode ser ampliada com o uso do acostamento como quarta faixa de tráfego.

Na praça de pedágio de Três Cachoeiras, na BR-101, passam seis carros por minuto. Na BR-386, a maior movimentação ocorre no pedágio de Montenegro, com 11 carros por minuto.

Na ERS-040, ligação entre Viamão e Balneário Pinhal, a movimentação no pedágio é de cinco carros por minuto em direção à Capital. O pedágio tem capacidade de 20 carros por minuto. Não há registros de congestionamentos desde a saída do Litoral até a chegada na Estrada Caminho do Meio.