Curso gratuito inclui encaminhamento para o primeiro emprego

As vagas são voltadas para jovens de 17 a 22 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública.

Estudar e já sair empregado é um sonho que pode virar realidade. Uma iniciativa do Instituto PROA com o Instituto Cyrela está trazendo para o Rio Grande do Sul uma capacitação gratuita e on-line para o primeiro emprego.

São mil vagas destinadas a jovens gaúchos vindos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas. Depois do curso, os alunos são direcionados a oportunidades oferecidas por empresas parceiras. As inscrições podem ser feitas no site: https://plataforma.proa.org.br/.

As vagas são voltadas para jovens de 17 a 22 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública. É necessário residir no Rio Grande do Sul. O curso é on-line e gratuito.

A duração é de três meses e, após, há um processo de encaminhamento para vagas de emprego. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março de 2022 e as aulas começam em 14 março de 2022.

A estudante Melina Schrage Ribeiro, de 17 anos, já garantiu sua inscrição. Ela ficou sabendo do PROA através de uma professora que encaminhou uma matéria sobre o assunto aos alunos.

“Me inscrevi e estou tentando levar mais pessoas para fazer o curso, inclusive meu irmão gêmeo”, revela a jovem. Melina ficou feliz pela oportunidade de encaminhamento profissional.

Ela sempre estudou em escola pública em Porto Alegre e pretende fazer vestibular para Relações Públicas. Melina conta com a capacitação do PROA para ajudá-la a conseguir o primeiro emprego.

Desafio 

O ingresso no mercado de trabalho é um desafio para os jovens de todo país. Segundo o IBGE, no terceiro trimestre de 2020, o Brasil registrava uma taxa de desemprego de 31,4%, na faixa dos 18 aos 24 anos.

Entre os fatores que dificultam a conquista do primeiro emprego estão a inexperiência, a falta de profissionalização, os problemas de comunicação e a dificuldade em reconhecer e estimular as próprias habilidades.

Para dar condições de empregabilidade aos jovens, a Plataforma PROA oferece em sua formação básica aulas de Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas) e Comunicação (20 horas).

Depois dessa etapa, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.