Compass assume operação da Companhia de Gás do Rio Grande do Sul

O contrato de transferência do controle da Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul) para a Compass Gás & Energia foi assinado na tarde desta segunda-feira (3). A cerimônia foi realizada no Palácio Piratini, sede do Executivo Estadual.

A empresa, pertencente ao Grupo Cosan, venceu o leilão de privatização realizado em outubro do ano passado. O certame ocorreu na sede da B3, em São Paulo, com uma oferta de R$ 927.799.896,55.

O governador Eduardo Leite destacou o ganho de eficiência que será viabilizado com a entrada do grupo privado na gestão da companhia. “O Estado e o povo gaúcho ganham neste processo pelo fortalecimento da Sulgás dentro de um mercado complexo e que passa por transformações”, afirmou.

Segundo o mandatário, os recursos oriundos da privatização devem viabilizar investimentos na infraestrutura do Estado, como em escolas, hospitais e outras áreas.

Como funciona a Sulgás

A Sulgás iniciou a comercialização de gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil, e desde sua criação, em 1993, atua como uma sociedade de economia mista.

A Compass arrematou 51% do capital social da companhia, que pertencia ao governo gaúcho. Os 49% restantes pertencem à Gaspetro (Petrobras Gás S.A.). A empresa opera os serviços de gás canalizado em modelo de concessão, com vigência até agosto de 2044.

Atualmente, a empresa conta com uma rede de distribuição de aproximadamente 1,4 mil quilômetros, atendendo mais de 68 mil clientes em 42 municípios, com uma média de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural distribuídos por dia.

“Soma de experiências”

O CEO da Compass Gás e Energia, Nelson Gomes, ressaltou que o mercado brasileiro de gás natural passa por um momento de transformação e que a privatização da Sulgás marca esse processo, sendo a primeira em cerca de 20 anos no setor.

Destacou ainda que o grupo não busca uma ruptura com o trabalho que vinha sendo executado no Estado, mas sim a soma de experiências.

“O gás natural promove o desenvolvimento das cidades, e a experiência que adquirimos ao longo de mais de dez anos de gestão na distribuição desse energético, unida ao belo trabalho que vem sendo conduzido pela Sulgás, vai beneficiar a população e a economia do Rio Grande do Sul”, explicou.