Caxias do Sul restringe atendimentos na área da Saúde após 76 servidores testarem positivo para Covid-19

A secretaria de Saúde de Caxias do Sul diz que a espera para a realização dos atendimentos não urgentes pode ser maior que o normal.

A Prefeitura de Caxias do Sul que enfrenta um surto de casos de Covid-19 no setor de saúde do município. São ao menos 76 casos de contágio pelo vírus SARS-CoV-2, que causa a doença respiratória. Em função das equipes reduzidas, a Secretaria de Saúde do realizou uma série alterações nos serviços para adequar as equipes. A secretaria solicita a compreensão da população, pois a espera para a realização dos atendimentos não urgentes pode ser maior.

Uma das restrições ocorre no Hemocs (Hemocentro Regional de Caxias do Sul. As doações de sangue passam a ser feitas somente por agendamento para reduzir a circulação de pessoas. Para agendar, é preciso encaminhar WhatsApp para (54) 9 8418.8487 ou ligar para (54) 3290-4543 e 3290-4536.

Outra alteração é no horário do Dacra (Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria), que passa a ter atendimento ao público das 8h às 13h.

Atendimento normal

No CES (Centro Especializado de Saúde), não há casos confirmados de síndrome respiratória. Todas as consultas agendadas voltam a ser realizadas normalmente a partir desta terça-feira (11/01). Também não há alterações no atendimento das farmácias Básica, Especializada e do Componente Estratégico.

De acordo com a Prefeitura de Caxias do Sul, os procedimentos agendados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), como curativos, serão reorganizados por turnos, conforme a disponibilidade de equipe, para otimizar os serviços.

A SMS de Caxias do Sul lembra que todas as medidas de prevenção à covid-19 devem ser mantidas por todos: usar máscara corretamente, evitar aglomerações, manter ambientes arejados e higienizar as mãos. Pessoas com sintomas gripais devem fazer o teste imediatamente. Quem não tem sintomas, mas entrou em contato com caso positivo deve ir do 5º ao 10º dia após o contato.

Todas as UBSs dispõem de testes, exceto a UBV Alvorada, cujo foco é na vacinação. O resultado sai em poucos minutos, mas em função das equipes reduzidas, pode haver um tempo maior de espera.