Calor extremo predomina nos próximos dias, com pouca chuva e temporais isolados no RS

No decorrer da sexta-feira, o calor extremo segue predominando, mas há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas na metade Norte do Estado

A próxima semana terá, novamente, calor extremo e volumes baixos de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. A previsão faz parte do Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (13) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Amanhã (14) presença do ar quente manterá a onda de calor em todo Estado, com tempo seco e temperaturas superiores a 40°C em algumas regiões. No decorrer da sexta-feira, há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos setores Norte e Nordeste.

No sábado (15) e domingo (16), o tempo firme e muito quente seguirá predominando, e o ingresso de ar úmido favorecerá o aumento da nebulosidade, o que deverá provocar na maioria das regiões pancadas de chuva e trovoadas, típicas de verão.

Entre a segunda (17) e quarta-feira (19), o ar quente e úmido seguirá predominando, e o deslocamento de uma área de baixa pressão vai provocar chuva em grande parte do Estado, com possibilidade de temporais isolados na Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul.

Os volumes esperados deverão oscilar entre 15 e 35 na maioria das regiões; porém, na Serra do Nordeste, nos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte os valores poderão alcançar 50 mm em alguns municípios. Na Fronteira Oeste, Campanha e na Região Sul os totais oscilarão entre 50 e 65 mm e poderão alcançar 80 mm em algumas localidades.