Apenas uma praia gaúcha está imprópria para banho, aponta relatório

Trata-se do Balneário dos Prazeres, na Laguna dos Patos, em Pelotas, no Sul do Estado

O Rio Grande do Sul está com apenas uma praia em condições impróprias para banho. É o que aponta o último relatório da balneabilidade, divulgado pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), nesta sexta-feira (14). Trata-se do Balneário dos Prazeres, na Laguna dos Patos, em Pelotas, no Sul do Estado.

Na semana passada, a Fepam havia notificado outras praias. Foram as praias de Magistério, em Balneário Pinhal; o Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; e a Praia do Encontro, no Rio Jacuí, em São Jerônimo. Agora todas estão liberadas para banho.

Dos 90 locais monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Em Pelotas, o Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas), realiza a coleta e a análise em oito pontos. No Litoral Norte, o trabalho é realizado pela equipe da Regional, que conta com a colaboração dos colegas da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Além do serviço de monitoramento, a Fepam faz algumas recomendações aos banhistas. São elas:

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho;
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes;
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos;
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de ¿sangradouros¿, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico;
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.