Abastecimento de água na zona leste de Porto Alegre está em processo de normalização, diz DMAE

Enquanto o abastecimento de água não for normalizado, caminhões-pipa serão enviados a pontos afetados nos bairros da zona leste de Porto Alegre.

O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) fez uma nova promessa para regularização do abastecimento de água na zona leste de Porto Alegre. Quase 30 bairros da região ficaram sem água por causa do temporal que atingiu a cidade no domingo à tarde. Ontem, terça-feira (4), a água voltou para cerca de 20 localidades após a conclusão de obras em duas estações de bombeamento de água tratada.

No entanto, conforme o Departamento, houveram novos contratempos. Um curto circuito queimou os dois grupos motor-bomba da EBAT (Estação de Bombeamento de Água Tratada) São José II, no bairro São José. O serviço de troca dos equipamentos foi concluído às 6h da manhã desta quarta-feira (5) e o bombeamento foi iniciado logo em seguida. Ainda foi preciso encher o reservatório do local antes de encaminhar a água para a tubulação que leva o líquido às casas.

De acordo com o DMAE, os moradores do entorno da estação devem começar a sentir o retorno da água ainda pela manhã e o abastecimento seguirá em normalização na região até a madrugada de quinta-feira (6) nos pontos mais altos da rede de distribuição do Partenon, Coronel Aparício Borges, São José, São José Comunitária e Vila João Pessoa.

Caminhões-pipa enquanto a água não chega

Enquanto o abastecimento não for normalizado, caminhões-pipa serão enviados a pontos que serão definidos em conjunto com a Subprefeitura do Partenon. Durante toda a terça-feira, o DMAE enviou caminhões-pipa para amenizar os problemas da população desabastecida.

Na noite de ontem, ao menos sete caminhões estavam levando água aos pontos: Rua da Represa e Manoel Bitencourt; Alameda Alta Tensão; 9 de Junho, esquina Clemente Pereira; Padre Ângelo Costa, ao lado da Escola América; Rua da Libertação com Dona Ani; Martins de Lima esquina Ernesto Araújo; e Alvaristo Rodrigues. Mais dois foram enviados à Cadeia Pública de Porto Alegre.

O DMAE não informou quais locais serão abastecidos por caminhões-pipa nesta quarta-feira.