Verão começa nesta terça; RS será marcado pelo fenômeno La Niña

O verão no Hemisfério Sul tem início no dia 21 de dezembro de 2021 às 12h59 (horário de Brasília). No Rio Grande do Sul, a estação será marcada pelo La Niña.

O verão no Hemisfério Sul tem início nesta terça-feira (21) às 12h59 (horário de Brasília).

A estação é caracterizada pela elevação da temperatura em todo país em função da posição do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites, além das mudanças rápidas nas condições de tempo, como: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade (moderado a forte) e descargas elétricas.

O verão, que termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33, será marcado pelo fenômeno La Ninã atuando no Rio Grande do Sul, causando estiagem de moderada a forte com possibilidade de ser severa em parte dos municípios gaúchos.

De acordo com o prognóstico climático divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as chuvas no verão serão acima da média na maior parte do país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.

Já o prognóstico climático do Copaaergs (Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul) para o mês de janeiro de 2022 indica chuva próxima da média em grande parte do Estado, exceto no extremo oeste, onde ficará um pouco acima da média.

Para o mês de fevereiro, a tendência é de que a chuva fique abaixo da média. Em março, os prognósticos indicam chuvas próximas da média.

Para as temperaturas do ar, o prognóstico é de que fiquem próximas da média em todo o trimestre. Mas durante o verão, durante alguns períodos, o Rio Grande do Sul será marcado pelo calor intenso.