Tornado no RS? Temporal causa estragos em plantação de pinheiros em Ibiraiaras

A ventania teria durado cerca de cinco minutos, conforme moradores da região. Suspeita é que um tornado tenha atingido a região.

Fortes rajadas de vento, que estão sendo comparadas a de um tornado, causaram estragos em uma plantação de pinus de Ibiraiaras, na região Norte do Rio Grande do Sul. O temporal ocorreu no início da tarde de segunda-feira (13) e chamou atenção pela queda de árvores, decepadas pelo tronco.

A tempestade isolada ocorreu na comunidade Nossa Senhora Consoladora, no interior do município. Como o local é mais afastado e possui poucas residências em comparação com a cidade, não foram registrados danos em residências.

No entanto, na plantação de pinus, centenas de árvores foram quebradas ao meio por causa das fortes rajadas de vento. Outras ficaram com os troncos quebrados e ficaram presas em outros pinheiros próximos.

A ventania teria durado cerca de cinco minutos, conforme moradores da região. Em outra comunidade, a de São Rafael, um galpão foi completamente destelhado. Em nenhum dos casos houve feridos.

Meteorologistas e a Defesa Civil avaliam os danos, que podem ter sido causados por um tornado ou por um downburst – microexplosão, em inglês. Uma análise sobre os estragos deve ser concluída nos próximos dias.