Temporal alaga ruas e casas em Porto Alegre

Porto Alegre e região foram atingidas por chuva forte na madrugada e manhã desta segunda-feira (6). O temporal, associado a ventos e descargas elétricas, trouxe uma série de transtornos, como alagamentos em ruas e casas, queda de árvores e corte no fornecimento de energia elétrica.

Os principais impactos foram na zona norte de Porto Alegre, com 18 pontos de alagamento. O arroio Sarandi, que dá nome ao bairro, transbordou e alagou diversas residências. Uma família precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros.

Mas outros pontos tiveram problemas, como as avenidas Sertório, Zeferino Dias, e a própria avenida Sarandi. Na Baltazar de Oliveira Garcia, também houve alagamento, devido ao grande acúmulo de água sobre a via próximo ao número 2.132.

Conforme a CEEE Equatorial, cerca de 5 mil unidades consumidoras ficaram com o fornecimento interrompido devido ao temporal.

O que diz a Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre culpa o alto volume de chuva pelos pontos de alagamento causados pelo Arroio Passo das Pedras, conhecido como Sarandi, que transborda na avenida de mesmo nome. O local já passou por obras em 2018, na tentativa de minimizar esses problemas. A administração municipal pede a colaboração da população deixando de lançar lixo e entulho na calha do arroio.

Sobre um ponto crítico, a PMPA diz que a ponte sobre o arroio na rua Zeferino Dias, antes da avenida Assis Brasil, causa estreitamento e falta de capacidade de escoamento, impedindo o fluxo normal das águas da chuva, onde normalmente ocorre o transbordamento.

“O Dmae está finalizando os processos de contratação para realização de serviços de dragagem de arroios em todas as regiões de Porto Alegre. Assim, no bairro Sarandi, as ações estão previstas para ocorrer no início de 2022. Também está estudando a necessidade de obras para diminuir os impactos das chuvas nesta região”, afirmou a prefeitura em nota.