SES confirma 13 casos de influenza H3N2 no RS

Segundo a SES, o mesmo responsável por surtos recentes registrados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) confirmou, nesta quinta-feira (16), 13 casos de Influenza H3N2 no Rio Grande do Sul. São os primeiros positivos no Estado em 2021.

Segundo a SES, o mesmo responsável por surtos recentes registrados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Bahia.

“Por isso, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu nesta quinta-feira (16) um alerta aos municípios sobre a circulação desse vírus de gripe. As medidas de prevenção são as mesmas das recomendadas ao coronavírus: uso de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e vacinação”, disse a SES.

Os casos registrados no Rio Grande do Sul até esse momento não se configuram como surto, que acontece quando há dois ou mais casos confirmados com vínculo entre eles em um mesmo espaço de tempo e lugar.

Eles ocorreram em residentes de Cachoeirinha, Pelotas, Porto Alegre (três casos), São Francisco de Paula (quatro casos), Sapiranga e Viamão (três casos). Todos foram identificados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Conforme a SES, nenhum óbito foi registrado entre os casos confirmados até agora. A vacina contra a gripe faz parte do cronograma do Sistema Único de Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde.

De acordo com a SES, todos os municípios do Rio Grande do Sul têm doses do imunizante para oferecer à população.