Secretaria da Agricultura monitora presença da ferrugem asiática em lavouras de soja no RS

A Seapdr deu início às atividades do Programa Monitora Ferrugem RS, que acompanha a ferrugem asiática da soja na safra 2021/2022.

A Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) deu início às atividades do Programa Monitora Ferrugem RS, que acompanha a ferrugem asiática da soja na safra 2021/2022.

Segundo a Seapdr, agentes foram a campo para coleta de material para análise e detecção da presença do fungo Phakopsora pachyrhizi, que causa a doença.

Segundo a pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria, Andréia Mara Rotta de Oliveira, para esta safra o monitoramento está ocorrendo em 44 municípios das regiões produtoras, utilizando, para isso, 46 coletores de esporos do patógeno, instalados nas lavouras de soja.

“Esse material nos permite detectar a presença do fungo precocemente, possibilitando que os produtores façam uma aplicação mais criteriosa dos fungicidas, evitando aplicações antecipadas, calendarizadas ou tardias”, explica Andréia.

O Monitora Ferrugem iniciou em 2019 e tem a finalidade de gerar um prognóstico de risco da ocorrência da ferrugem asiática.

“Assim, os produtores das diferentes regiões do Rio Grande do Sul podem utilizar as informações disponíveis na tomada de decisão em relação à adoção do controle químico”, diz Andréia.