Secretaria da Agricultura detecta gafanhotos nativos em cinco municípios do RS

Fiscalização da Seapdr comunicou que detectou gafanhotos nativos em cinco municípios do Rio Grande do Sul. Por serem nativos, não há motivos para preocupação.

Fiscalização da Seapdr (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) comunicou que  detectou gafanhotos nativos em cinco municípios do Rio Grande do Sul.

Segundo o órgão, fiscais estaduais agropecuários e engenheiros agrônomos da Seapdr realizaram na sexta-feira (17), fiscalização de áreas agrícolas para monitoramento de gafanhotos.

Nesta fiscalização, realizada através de denúncia, foram feitas vistorias nas áreas agrícolas do município de Ajuricaba.

“Os gafanhotos, das espécies Zoniopoda iheringi e Chromacris speciosa, são nativos do Rio Grande do Sul, não se tratando de gafanhotos migratórios presentes na Argentina”, disse a Seapdr.

A recomendação para os agricultores é para permanecer em alerta em relação a novos focos e que, em caso de alta infestação associada a danos verificados nas lavouras, entrar em contato com a Inspetoria de Defesa Agropecuária do seu município ou com a Emater. E também através do email: [email protected].

Além de Ajuricaba, foram feitas 19 vistorias nos municípios de Coronel Bicaco, Nova Ramada, Santo Augusto e São Valério do Sul.