RS envia mais de 11 mil terneiros para o Egito

Este é o primeiro e único embarque de animais vivos no Rio Grande do Sul em 2021. A operação começou na segunda-feira (27).

O Rio Grande do Sul enviou 11.465 terneiros, que saíram do Porto de Rio Grande, para o Egito.

A operação começou nesta segunda-feira (27), com o transporte dos animais do Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE) Cristal até a Unidade de Vigilância Agropecuária (Uvagro) do Ministério da Agricultura no porto.

Os animais foram transportados em grupos menores, computando um total de 207 viagens entre o EPE e o porto. O último grupo de terneiros saiu do EPE Cristal na madrugada desta quarta-feira (29).

Este é o primeiro e único embarque de animais vivos no Rio Grande do Sul em 2021. A Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) acompanhou todo o procedimento, realizando a fiscalização sanitária e observância do bem-estar dos animais.

“Observamos todos os aspectos de bem-estar animal: se há água e comida suficiente, locais específicos para os animais se deitarem durante o período em que estão quarentenados. No embarque, vistoriamos os caminhões, para não haver superlotação. Os caminhões não podem ter nenhuma aresta nas carrocerias, para que os animais não sofram nenhuma machucadura. A gente não permite uso de guizos ou outros meios de condução, a não ser as bandeiras. Também não são permitidos cachorros ou gritos, para não estressar os animais”, detalha o diretor do Departamento de Controle Regional da Defesa Agropecuária da Seapdr, Henrique Bueno.

Segundo a Seapdr, os terneiros, todos machos não castrados, são de diversas propriedades do Rio Grande do Sul e ficaram quarentenados por 21 dias.

“Somos todos profissionais, em sua maioria médicos veterinários, então a gente se preocupa com o bem-estar animal e o respeito à vida. O animal não é um objeto inanimado, que se coloca num caminhão e larga dentro de um navio. Eles têm um comportamento particular, de rebanho, então tudo isso tem que ser respeitado”, conclui a supervisora regional da Seapdr em Pelotas, Liege Furtado.