Rio Grande do Sul vai receber novo lote de vacinas Janssen contra Covid

Das doses que o Rio Grande do Sul vai receber, mais de dois terços serão destinadas para a população que mora na fronteira com a Argentina e Uruguai

O Rio Grande do Sul vai receber, nos próximos dias, um lote com cerca de 132 mil doses da vacina contra a covid-19 da Janssen. A remessa vai ser destinada para aplicação da dose de reforço de quem já tomou o imunizante de dose única no Estado.

Das doses que o Rio Grande do Sul vai receber, 95 mil serão destinadas para a população que mora na fronteira com a Argentina e Uruguai. No total, 196 cidades gaúchas serão contempladas com o novo lote.

O envio será realizado pelo Ministério da Saúde, que prepara a distribuição de cerca de 1 milhão de doses dessa vacina para todo o Brasil. Já faz quatro meses que o Rio Grande do Sul não recebe novas remessas da Janssen por parte do governo federal. O Brasil não recebe novos lotes da vacina de dose única há cinco meses.

O Ministério da Saúde ainda aguarda a liberação de cerca de 4 milhões de doses da Janssen que chegaram no Brasil entre novembro e o início de dezembro. Elas estão em avaliação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. A expectativa é de que a distribuição ocorra até a metade de dezembro. Ao todo, o Rio Grande do Sul deve receber mais de 310 mil doses da Janssen para reforço.