Receita Estadual investiga fraude em vendas que movimentou cerca de R$ 100 milhões

O objetivo do esquema era reduzir o valor pago em impostos por um grupo econômico do setor metalmecânico.

A Receita Estadual deflagrou a Operação Hermes para apurar indícios de fraudes em vendas interestaduais simuladas. As operações que movimentaram cerca de R$ 100 milhões na região do Alto Uruguai, Noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo do esquema era reduzir o valor pago em impostos por um grupo econômico do setor metalmecânico.

Conforme a Receita, os indícios apontam para a prática de simulação de vendas de outro Estado para o Rio Grande do Sul, quando na verdade as vendas eram realizadas, de fato, dentro do Estado. A manipulação envolvia um contribuinte do Rio Grande do Sul e contribuinte de outra unidade da federação.

Ao longo da investigação, foram identificadas várias operações de mercadorias em trânsito, em que aproximadamente 2 mil quilômetros eram realizados em poucos minutos. No entanto, restou comprovado

A operação foi deflagrada ontem, e a auditoria na empresa começa nesta quarta. O nome Hermes foi inspirado no deus da velocidade na mitologia grega, tendo em vista a rapidez com que os produtos “cruzavam” o país.