Ouça no Meio-Dia: temporal causa estragos, o sexto dia do júri do Caso Kiss e mais notícias desta segunda

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 6 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A segunda-feira começou com problemas provocados pela chuva em Porto Alegre e Região Metropolitana. O temporal, associado a ventos e descargas elétricas, trouxe uma série de transtornos, como alagamentos em ruas e casas, queda de árvores e corte no fornecimento de energia elétrica. Os principais impactos foram na zona norte de Porto Alegre, com 18 pontos de alagamento. O arroio Sarandi, que dá nome ao bairro, transbordou e alagou diversas residências. Uma família precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Mas houve transtornos também nas regiões Leste e Sul. A Defesa Civil Municipal afirmou que vai realizar um levantamento sobre desalojados e desabrigados. Conforme a CEEE Equatorial, cerca de 5 mil unidades consumidoras ficaram com o fornecimento interrompido devido ao temporal.

Por causa da interrupção no fornecimento de energia elétrica, há problemas no abastecimento de água em Porto Alegre. A Estação Tristeza parou. A prefeitura afirma ter chamado a CEEE Equatorial para obter o retorno da luz para retomar o tratamento e os bombeamentos. Em função da falta de energia podem ficar sem água os bairros: Cristal, Vila Assunção, Tristeza, Camaquã, Vila Conceição, Pedra Redonda, Jardim Isabel, Ipanema, Espirito Santo, Guarujá, Ponta Grossa, Serraria e Sétimo Céu. Também ficou sem energia elétrica a Estação de Bombeamento de Água Tratada Luzitana, no bairro Higienópolis, que causa falta de água nos bairros: Auxiliadora, Boa Vista, Higienópolis, Passo d’Areia e São João.

E a previsão do tempo indica que o calor vai aumentar e as temperaturas podem superar os 35 graus em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. E em algumas áreas, o calor vai preceder a chuva. Existe a chance de novos temporais isolados, na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte. Na terça-feira, as chuvas continuam na faixa litorânea, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano em direção à costa. A previsão é que, na quarta, uma área de alta pressão estabilize o tempo em todas as regiões.

O júri do incêndio na boate Kiss chegou ao sexto dia. Serão ouvidos hoje no Foro Central I, em Porto Alegre: a testemunha Stenio Rodrigues Fernandes, que já presta depoimento, e os sobreviventes Willian Renato Machado e Nathalia Daronch, todos arrolados pela defesa de Elissandro Spohr, o Kiko. Nathalia é esposa de Kiko. No domingo, três pessoas prestaram depoimento: A testemunha Tiago Mutti, sócio de empresa que originou a Kiss – ele foi convertido a informante porque responde a um processo por falsidade ideológica relacionado ao processo da boate –; o sobrevivente Delvani Brondani Rosso; e a ex-segurança da boate Doralina Peres. Segundo o Tribunal de Justiça, já foram ouvidas, até antes da sessão desta segunda-feira, 16 pessoas, 10 sobreviventes, quatro testemunhas e dois informantes. Ainda restam 13 pessoas: dois sobreviventes e 11 testemunhas.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre procura voluntários para uma pesquisa que avalia a vacina desenvolvida pela Pfizer para prevenção da Covid-19. Os voluntários para este estudo devem ser pacientes imunocomprometidos, ou seja, que passaram por transplante, tratamento imunomodulador, diagnosticados com carcinoma pulmonar, leucemia linfoide crônica ou que fazem hemodiálise. Além disso, os participantes devem ter idade a partir dos 18 anos, não podem ter sido infectados pelo coronavírus, nem vacinados contra covid-19. Também é preciso preencher o formulário disponível no site do Clínicas. Todos os participantes vão receber a vacina. A pesquisa não trabalhará com placebo. A expectativa é de que 240 voluntários ao redor do mundo participem do processo. O preenchimento do formulário não assegura a participação na pesquisa e os dados coletados respeitam as normativas da Lei Geral de Proteção de Dados.