Ouça no Meio-Dia: operação investiga desvios de recursos públicos em Porto Alegre e mais notícias desta terça

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 14 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta segunda-feira o segundo caso da variante Ômicron do coronavírus em Porto Alegre. O caso tem vínculo epidemiológico com o primeiro caso da variante, confirmado na última sexta-feira. Ambos os pacientes com contágio pela nova cepa apresentam sintomas leves e passam bem. A Prefeitura afirma que a Vigilância Epidemiológica da Vigilância em Saúde municipal monitora os casos. Este é o terceiro caso confirmado de contaminação pela Ômicron no Rio Grande do Sul. O primeiro foi informado dia 3 de dezembro, em uma mulher moradora de Santa Cruz do Sul.

Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Polícia Civil realizam uma operação nesta terça-feira em Porto Alegre, contra desvios de recursos públicos do Fundo Nacional  de  Assistência Social, o FNAS, e do Fundo Nacional de Saúde, o FNS. Ao todo, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão na Capital, em endereços ligados a pessoas e empresas que integrariam o esquema. O objeto de investigação é a contratação de uma Organização Social, pela prefeitura. A organização viria a prestar Serviço Residencial Terapêutico em quatro unidades geridas pela Secretaria Municipal da Saúde, e Serviço de Acolhimento 24 horas de Pessoas em Situação de Rua, sob gestão da Fundação de Assistência Social e Cidadania, a Fasc, que é subordinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo a PF, a apuração indica irregularidades na escolha da Organização e sobrepreço de valores em relação à instituição que prestava os serviços anteriormente. A investigação verificou também que parte dos serviços foram terceirizados para empresas em nome de familiares dos responsáveis pela Organização. De acordo com a polícia, essa foi uma forma de “manter o domínio sob o dinheiro desviado. São investigados crimes de corrupção passiva, peculato e organização criminosa. Os valores liberados nos contratos sob suspeita somam R$ 10 milhões, mas ainda não há confirmação do  valor total desviado.

Quatro pessoas morreram em um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira, na BR-290, em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste. Além das vítimas, uma quinta pessoa ficou gravemente ferida e foi encaminhada ao hospital. O veículo em que estavam as vítimas era da Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana e, segundo a prefeitura, transportava pacientes para atendimento em Santa Maria. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro bateu de frente contra um caminhão boiadeiro emplacado em Marau. O motorista do caminhão não teve ferimentos. As vítimas são o motorista  Anderson Flores Martins, e três passageiros, João Paulo Peralta Granez, Paulo Sergio Machado da Rosa e Natalia Xavier dos Santos. A quinta passageira era Marta da Silva. Ela está sendo atendida no hospital de Rosário do Sul.

O governo federal autorizou um empréstimo para as distribuidoras de energia elétrica. O argumento é que os custos dessas empresas aumentaram por causa do uso das termelétricas para fazer frente à crise hídrica. O governo ainda não informou qual será o valor total da operação. A estimativa das empresas do setor é que o montante chegue a 18 bilhões de reais. Os consumidores vão pagar a conta. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, o empréstimo deve pesar ainda mais na conta de luz. Atualmente, a bandeira tarifária em vigor é a de “escassez hídrica”, a mais cara. Ela foi anunciada em agosto e adicionou 14 reais e 20 centavos às faturas para cada 100 Quilowatts-hora consumidos.

O avanço de uma área de instabilidade está provocando chuva no Rio Grande do Sul. Choveu desde a noite de ontem em diversas áreas e hoje a instabilidade permanece. Há alerta de chuva forte nas Regiões Norte, Noroeste, Central, Serra e Metropolitana. A previsão aponta para ventos fortes para essas áreas, que vão de 60 a 100 quilômetros por hora. Com a chuva e a nebulosidade, o calor vai ser menos intenso do que no último final de semana. Em Porto Alegre e Viamão, a máxima chega a 28 graus. Na quarta-feira, as chuvas se concentram nas regiões Norte e Leste do Estado. Os volumes vão ser expressivos, principalmente na Região Metropolitana e Litoral Norte. A tendência é que a chuva se mantenha na faixa leste na quinta-feira. O motivo são os ventos úmidos do oceano em direção à costa.