Ouça no Meio-Dia: o cronograma das escolas estaduais em 2022, a previsão para o fim de semana e mais notícias da sexta

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O júri sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, chegou ao terceiro dia. Ontem, quatro pessoas foram ouvidas: dois sobreviventes, o engenheiro que projetou o isolamento acústico da casa noturna e o DJ que tocava na noite da tragédia. O depoimento que mais chamou a atenção foi do engenheiro civil Miguel ngelo Teixeira Pedroso, de 72 anos. Ele afirmou que fez uma série de recomendações para reduzir problemas com o som na boate, alvo frequente de reclamações de vizinhos. No entanto, segundo ele, suas orientações não foram seguidas. Foi colocada espuma no lugar de gesso acartonado ou lã de vidro, como sugerido pelo engenheiro. Nesta sexta-feira devem ser ouvidas mais quatro testemunhas, sendo uma de defesa, outra de acusação e dois sobreviventes do incêndio. A previsão é que as inquirições continuem durante o fim de semana.

E o resultado do júri do Caso Bernardo, menino morto em 2014, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, está sendo questionado. Defensores de Leandro Boldrini pediram a nulidade do júri, alegando que houve violação do direito do réu de permanecer em silêncio. Ele foi condenado a 33 anos e oito meses de prisão pela morte do filho. Já a defesa de Graciele Ugulini, madrasta do menino, pede a redução de pena. Para os advogados, o julgamento não considerou a confissão da ré. Ela foi condenada a 34 anos de prisão pela morte do enteado e não pode responder o processo em liberdade. O Ministério Público do Rio Grande do Sul se posicionou contra os dois pedidos. Ao todo, quatro pessoas foram condenadas pela morte de Bernardo, encontrado morto em uma cova rasa no município de Frederico Westphalen. Ele vivia em Três Passos. Além do pai e da madrasta, foram condenadas mais duas pessoas por, segundo a decisão judicial, terem ajudado no crime.

E foi definido o calendário escolar para 2022 da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. As aulas, que ocorrem no modelo presencial, começam no dia 21 de fevereiro e terminam no dia 16 de dezembro. O recesso escolar ocorre entre 25 e 31 de julho e o início do segundo semestre está marcado para o dia 1º de agosto. O ano letivo de 2022 será dividido em 4 bimestres. A Secretaria Estadual de Educação considera que este formato permitirá que o planejamento e as intervenções pedagógicas tenham um melhor acompanhamento e, consequentemente, maior efetividade. Para cada nível de ensino foi estipulada uma carga horária mínima para o cumprimento do ano letivo. São: 800 horas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 833 horas para os Anos Finais do Ensino Fundamental, 1000 horas para o Ensino Médio Diurno e Noturno, 1400 horas para as Escolas em Tempo Integral, e 400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos, o EJA, e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.

Começa neste final de semana o Natal dos Encantos, série de festividades natalinas promovidas pela Prefeitura de Porto Alegre. A primeira atividade está marcada para o sábado, a partir das SEIS horas da tarde, na Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro. A programação inicia com apresentações de DJs seguida de uma apresentação da Banda Municipal. Depois, será realizado o show natalino com a chegada do Papai Noel. No domingo, acontecerá a abertura da Casa do Papai Noel, localizada no Museu do Trabalho, na rua dos Andradas, no Centro Histórico da Capital. Também no domingo, começa a funcionar a Vila de Natal, em frente à prefeitura. No local, serão comercializados artesanatos feitos pelas comunidades. É possível conferir a programação completa em AGORANORS.COM.

A sexta-feira é mais um dia de variação de temperaturas no Rio Grande do Sul devido à presença de uma massa de ar seco no Estado. Após uma manhã fria, as temperaturas se elevam ao longo do dia. No lado Leste do Rio Grande do Sul, a nebulosidade continua predominando, o que pode provocar pancadas de chuva isoladas em alguns pontos. Nessas áreas, o calor será menos intenso, com máxima de 28 graus em Porto Alegre e Canoas. Em outras regiões, os termômetros marcam temperaturas mais elevadas. Como em Cruz Alta e Santa Maria, onde as máximas ultrapassam os 30 graus. Além do calor, a umidade relativa do ar fica entre 20 e 30% na Fronteira Oeste e na Região Noroeste. Esses níveis são considerados críticos para a saúde humana. No sábado, o tempo firme predomina no Estado, com calor na parte da tarde. Apenas no extremo sul é que áreas de instabilidade provocam chuva. A tendência é que no domingo, uma área de baixa pressão deixe o tempo instável, com risco de temporais entre o centro e o norte do Rio Grande do Sul.