Ouça no Meio-Dia: medida proposta pelo MP no STF impede possível soltura dos condenados no Caso Kiss

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 17 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Supremo Tribunal Federal aceitou o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul para barrar o habeas corpus que dava liberdade aos quatro condenados no julgamento do caso da boate Kiss. Conforme a decisão do STF, os condenados devem permanecer presos independentemente da decisão do julgamento do mérito do habeas corpus. Esta análise é realizada pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Ele começou na quinta e ainda não acabou. O resultado deve sair nesta sexta. Se o Presidente do STF, o ministro Luiz Fux, não atender ao pedido do MP antes de alguma decisão favorável aos réus pelo Tribunal de Justiça Gaúcho, é possível que os quatro condenados possam ser soltos. Os condenados tiveram a prisão decretada na última sexta-feira, ainda no momento da leitura da sentença pelo Juiz Orlando Faccini Neto. Porém, o magistrado foi informado de um habeas corpus preventivo impetrado pela defesa de Elissandro Spohr, para impedir o imediato cumprimento da pena após a decisão do júri. Faccini acabou estendendo o habeas corpus aos outros três condenados. O Ministério Público do Rio Grande do Sul recorreu ao Supremo Tribunal Federal, e teve o recurso atendido, mas de forma provisória. Desde então, Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann, Marcelo de Jesus e Luciano Bonilha cumprem penas em penitenciárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou 13 casos de gripe Influenza H3N2 no Rio Grande do Sul. Estes são os primeiros casos no Estado em 2021. A partir destas confirmações, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde emitiu um alerta aos municípios sobre a circulação desse vírus. As medidas de prevenção recomendadas são as mesmas do coronavírus: uso de máscaras, distanciamento social, ventilação de ambientes e vacinação. De acordo com a Secretaria, todos os municípios do Rio Grande do Sul têm doses do imunizante para oferecer à população. Mas os casos registrados no Estado até o momento não se configuram como surto. Esta classificação só acontece quando há dois ou mais casos confirmados com vínculo entre eles em um mesmo espaço de tempo e lugar. Os casos ocorreram em moradores de Cachoeirinha, Pelotas, Porto Alegre, São Francisco de Paula, Sapiranga e Viamão.

Polícia Civil, Brigada Militar e Receita Federal deflagraram, na manhã desta sexta-feira, uma operação conjunta para coibir a venda de produtos falsificados no Centro Histórico de Porto Alegre. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em dois estabelecimentos comerciais na Avenida Júlio de Castilhos e na Praça Rui Barbosa. Ninguém foi preso em flagrante. Porém, os responsáveis pelos locais foram identificados e serão responsabilizados criminalmente. Na abordagem, foi encontrada grande quantidade de produtos sem procedência como fones de ouvido, carregadores de telefone, caixas de som, capas de celulares, e outros. A polícia acredita que os produtos apreendidos seriam comercializados para todo o Estado. Isso porque as lojas desenvolviam comércio atacadista.

Um trem e um caminhão de carga colidiram em uma passagem de nível que fica no Distrito Industrial de Rio Grande, na região Sul do Estado. O choque entre os veículos ocorreu por volta das 22h da noite de ontem, mas o trânsito ainda está bloqueado por que a locomotiva tombou sobre a passagem férrea. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um caminhão Scania carregado com arroz desrespeitou a sinalização e tentou passar pelo cruzamento férreo. O veículo de carga foi atingido na lateral e a carga de arroz caiu na rodovia. A preferência em uma passagem de nível é sempre do trem.

A sexta-feira terá forte calor em boa parte do Rio Grande do Sul. Nas regiões Noroeste e Norte, as máximas vão chegar perto dos 40 graus em algumas cidades. O sol também vai predominar nas cidades localizadas na Fronteira Oeste e na Campanha. Máxima de 34 graus em São Borja. O calor atinge também a Região Central. Máxima de 31 graus em Santa Maria. Em áreas da Serra, Região Sul, do Litoral Sul e da Região Metropolitana, o sol aparece entre muitas nuvens ao longo do dia. No Leste do Estado, o fluxo de umidade do oceano para a costa pode provocar pancadas de chuva no Litoral Norte, além da Região Metropolitana. No sábado, a massa de ar seco ganha força e o sol predomina sobre todas as regiões. As temperaturas se elevam mais em comparação aos dias anteriores e a sensação de calor aumenta. No domingo, o sol e o calor também predominam na maioria das regiões e há chance de pancadas de chuva entre a tarde e à noite no Noroeste e no Norte.