Ouça no Meio-Dia: condenados no Caso Kiss se apresentam à polícia para cumprirem penas e mais notícias desta quarta

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O ajudante da Banda Gurizada Fandangueira, Luciano Bonilha Leão, foi preso em São Vicente do Sul, na Região Central, na manhã desta quarta-feira. Ele foi o último dos quatro condenados no caso da boate Kiss a se apresentar à polícia e foi encaminhado ao Presídio Estadual de São Vicente do Sul. Antes dele, o sócio da boate Kiss, Mauro Londero Hoffmann, de 56 anos, se entregou à polícia de Santa Catarina também hoje pela manhã. Hoffmann chegou ao presídio de Tijucas, na Grande Florianópolis, por volta das 8 e 10 da manhã, acompanhado de um advogado. Ontem, outros dois condenados já haviam se apresentado à Polícia. 

O vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, foi o primeiro a se apresentar diretamente no Presídio de São Vicente do Sul. Já Elissandro Spohr, o dono da Boate Kiss, se apresentou no cartório do 2° Juizado da 1ª Vara do Júri, em Porto Alegre. Os quatro foram presos após o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luiz Fux, determinar o cumprimento das penas aplicadas aos condenados por homicídios no caso. Os condenados ainda não estavam presos porque receberam um habeas corpus do presidente do Tribunal do Júri no dia leitura da sentença. Os quatro réus respondiam a homicídio 242 vezes consumado, pelo número de mortos; e 636 vezes tentado, pelo número de feridos. As penas imputadas foram de 18 anos, no caso dos membros da banda, 19 anos e 6 meses para Hoffmann, e 22 anos e SEIS meses para Elissandro Spohr. Todas as penas em regime fechado.

O IPVA 2022 pode ser pago a partir desta quarta-feira com desconto pela antecipação. Neste ano, o governo ampliou o desconto para pagamento antecipado de 3%, aplicado no ano passado, para até 10%. Além disso, o prazo de parcelamento foi dobrado de três para seis meses em 2022, sendo realizado de janeiro a junho. As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Assim, quem pagar antecipadamente em dezembro e obter todos os demais descontos máximos disponíveis, pode ter redução de pouco mais de 34% sobre o valor total do tributo. As consultas podem ser feitas em ipva.rs.gov.br ou no aplicativo IPVA RS para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

Uma mulher de 40 anos morreu e suas duas filhas ficaram feridas em um acidente de trânsito, na BR-392, em Santa Maria, na Região Central. O fato ocorreu na madrugada desta quarta-feira. O veículo em que elas estavam colidiu na traseira de um caminhão. O nome da vítima ainda não foi divulgado. As filhas, uma de seis e outra de 12 anos, foram resgatadas com ferimentos leves. O motorista do caminhão não se feriu.

A BR-116 foi totalmente liberada em Barra do Ribeiro na madrugada desta quarta-feiraA estrada havia sido parcialmente interditada por volta das oito da noite de ontem devido a um alagamento no quilômetro 335. Carros aquaplanaram e um caminhão tombou no acostamento da rodovia por causa do acúmulo de água. A chuva forte que caiu na Metade Centro-Sul foi intensa durante toda a terça-feira.

O tempo vai continuar instável em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A previsão aponta para pancadas de chuva no Estado. Segundo a previsão, a nebulosidade predomina no Estado com ocorrência de chuva irregular em várias regiões. Os volumes vão ser maiores no lado Leste do território gaúcho. Nessa faixa, as máximas não ultrapassam os 30 graus ao logo do dia. Já nas cidades localizadas na Fronteira Oeste,  e nas Regiões Noroeste e Central, o dia fica abafado. Como em Santa Rosa, a máxima chega a 33 graus. Na quinta-feira, a chuva continua com intensidade fraca a moderada na faixa Leste, devido à umidade do oceano. No restante do estado, o tempo firme predomina e as temperaturas se elevam durante a tarde. A tendência para os próximos dias é de tempo estável na maioria das regiões.