Ouça no Meio-Dia: a previsão de calor e baixa umidade relativa do ar no RS e mais notícias desta quinta

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 2 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Começou, por volta das 9h45 da manhã desta quinta-feira, o segundo dia de julgamento do incêndio na boate Kiss, em janeiro de 2013. A previsão do juiz Orlando Faccini Neto é realizar, nesta quinta-feira, a coleta de depoimentos de cinco sobreviventes da tragédia. Também está prevista a oitiva da primeira testemunha de acusação. Elissandro Callegaro Spohr, Luciano Bonilha Leão, Marcelo de Jesus dos Santos e Mauro Londero Hoffmann são os quatro réus do processo. Eles respondem por 242 homicídios e outras 636 tentativas de homicídio. O júri foi definido ontem, após um sorteio, e é formado por seis homens e uma mulher.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta quinta-feira, a terceira fase da Operação Aliança Criminosa. Os alvos são empresas que teriam fraudado licitações e desviado dinheiro de prefeituras com apoio de servidores públicos. A ação de hoje ocorreu no município de Pontão, no Norte do Estado. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em seis residências, na sede da Prefeitura Municipal de Pontão e em seis secretarias do município, dentre elas a pasta de finanças e da saúde. Também são alvo três empresas, que não tiveram os nomes divulgados. Segundo o MP, algumas das empresas investigadas teriam fraudado 180 concorrências públicas em mais de 50 municípios gaúchos desde 2018.

Foi identificado um surto de covid-19 na Escola de Ensino Infantil Cândido Nascimento e Silva, em Cruz Alta, na Região Noroeste. Dos 11 professores e funcionários da Escola, SETE testaram positivo para a doença. Eles apresentam sintomas leves. A escola, que atende crianças de até cinco anos de idade, suspendeu as aulas por 15 dias. Os alunos estão sendo monitorados, mas até o momento nenhum deles apresentou sintomas. A secretaria Municipal de Saúde disse que está fazendo uma busca ativa nas outras escolas do município.

Após a confirmação dos casos da variante Ômicron no Brasil, a Prefeitura de Porto Alegre decidiu retomar a testagem para covid-19 para quem chega na cidade pelo aeroporto salgado filho. A medida vale para pessoas, com ou sem sintomas respiratórios, que desembarcaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho há no máximo sete dias, e que residem em Porto Alegre ou que vão permanecer na cidade por no mínimo quatro dias. Para fazer o teste RT-PCR, aquele do cotonete, o viajante deverá obrigatoriamente preencher formulário disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre. Após o preenchimento, o interessado receberá pelo e-mail indicado no formulário a orientação de como realizar a coleta do exame. O teste estará disponível em cinco laboratórios parceiros da Secretaria Municipal de Saúde. Destes, quatro pontos ficam em bairros e outro será em um drive-thru. Os endereços são indicados no email que o viajante receberá.

O tempo firme predomina no Rio Grande do Sul ao longo desta quinta-feira devido à presença de uma massa de ar seco. Após uma manhã fria, aos poucos a temperatura sobe. Na metade Leste haverá mais nebulosidade, com risco de chuva fraca e isolada para Serra e Litoral Norte ao longo do dia. Nas demais áreas, principalmente na Fronteira Oeste e Região Noroeste, além de um calor mais intenso, a umidade relativa do ar ficará entre 20 e 30%, níveis considerados críticos para a saúde humana. Amanhã, há chance de chuvas isoladas no extremo Sul pela manhã. A instabilidade avança para a faixa leste no decorrer do dia. No restante do estado, o tempo firme predomina. A tendência para o final de semana é que, no sábado, o tempo firme ainda prevaleça sobre o Rio Grande do Sul, com gradual elevação das temperaturas. E que, já no domingo, as instabilidades retornem.