Ouça no Meio-Dia: a operação que descobriu furto de medicamentos por enfermeiro e mais notícias desta terça-feira

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 7 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um enfermeiro municipal de 40 anos foi preso por furto e troca de rótulos de medicamentos na Unidade de Pronto-Atendimento de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele estava no bairro Glória, na Capital. De acordo com a Polícia Civil, ele é investigado por peculato, ou seja, uso da função de servidor público para cometer crimes. A investigação também apura adulteração de produto destinado a fins medicinais e furto de medicamentos. Conforme o detalhamento da Polícia Civil, o detido furtava um analgésico usado para amenizar dores chamado cloridrato de petidina. Para obter o medicamento, o enfermeiro retirou os rótulos do produto e os colocou em outros recipientes de outros remédios, para poder levar as ampolas de petidina consigo. Em função desta troca, outros profissionais da saúde que atuam na UPA acabaram ministrando, sem saber, medicações diferentes das que pretendiam em pacientes que precisavam do analgésico. No local onde o enfermeiro foi encontrado, a polícia apreendeu carimbos em nome de médicos, atestados médicos em branco, carimbados com dados não consentidos de profissionais da saúde, receituários de controle especial em branco e carimbados, além de seringas, lâminas de bisturi, torneiras para infusão, soro fisiológico, ampola de cloridrato de lidocaína e cânulas. Por meio de nota, a prefeitura da cidade disse que não foi informada oficialmente do que ocorreu. Mas que o caso foi registrado em ocorrência policial e uma sindicância interna foi aberta.

Ao menos três criminosos participaram de um roubo a caixa eletrônico, na madrugada desta terça. O caso ocorreu no bairro Glória, zona sul de Porto Alegre.
Um carro foi jogado por um criminoso contra a fachada de um mercado que fica localizado na avenida Oscar Pereira. Logo em seguida, um comparsa entrou no local e atacou o terminal de banco, que fica dentro do estabelecimento. Após violar o caixa, o ladrão foi resgatado por outro comparsa em uma moto. A Brigada Militar não informou se alguma quantia em dinheiro foi levada do local. O caso está sendo investigado.

O Rio Grande do Sul vai receber, nos próximos dias, um lote com cerca de 132 mil doses da vacina contra a covid-19 da Janssen. A remessa vai ser destinada para aplicação da dose de reforço de quem já tomou o imunizante de dose única no Estado. Das doses que o Rio Grande do Sul vai receber, 95 mil serão destinadas para a população que mora na fronteira com a Argentina e Uruguai e proximidades. No total, 196 cidades gaúchas serão contempladas com o novo lote. O envio será realizado pelo Ministério da Saúde, que prepara a distribuição de cerca de 1 milhão de doses dessa vacina para todo o Brasil. Já faz quatro meses que o Rio Grande do Sul não recebe novas remessas da Janssen por parte do governo federal. Isso porque o Brasil ficou sem entregas do imunizante por um período de cinco meses. O Ministério da Saúde ainda aguarda a liberação de cerca de 4 milhões de doses da Janssen que chegaram no Brasil entre novembro e o início de dezembro. Elas estão em avaliação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. A expectativa é de que a distribuição ocorra até a metade de dezembro. Ao todo, o Rio Grande do Sul deve receber mais de 310 mil doses da Janssen para reforço.

O júri do caso do incêndio na boate Kiss chegou nesta terça-feira ao sétimo dia. Ao menos três pessoas devem ser ouvidas no Foro Central I, em Porto Alegre. Duas delas das defesas de Elissandro Spohr e Marcelo de Jesus, e uma indicada pelo Ministério Público. A testemunha da defesa de Marcelo de Jesus é Venâncio da Silva Anschau. Ele é ex-operador de áudio da banda Gurizada Fandangueira e também estava no incêndio. Já a arquiteta Nivia da Silva Braido foi indicada pelo Ministério Público. Ela foi ouvida ao longo do processo, pois foi consultada informalmente por Elissandro Spohr para fazer mudanças estéticas na casa noturna em 2012, como alterações na cor e no formato do gesso. Por fim, para a defesa de Elissandro Spohr foi arrolado Gerson da Rosa Pereira. Ele era chefe do 4º Comando Regional dos Bombeiros de Santa Maria. Para quarta-feira, estão previstos quatro depoimentos, entre eles o do ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, hoje Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre.

O avanço de uma massa de ar seco e quente deixa o tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Após uma manhã fria, durante a tarde o calor aumenta no Estado, principalmente na Fronteira Oeste, e nas Regiões Noroeste e Central. Existe a possiblidade de pancadas de chuva ao longo do dia em cidades do Litoral, da Serra e Regiões Sul e Metropolitana. Segundo a previsão, isso acontece por causa da circulação do vento em alto-mar. Na quarta-feira, o tempo firme predomina sobre o Estado e as temperaturas se elevam ainda mais em comparação aos dias anteriores. A tendência é de tempo estável até o final da semana.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: