Número de mortos pelas chuvas e inundações na Bahia sobe para 20

Ao todo, 430 mil pessoas foram afetadas em maior ou menor grau no Estado da Bahia. 

O número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Bahia subiu para 20, enquanto mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelo temporal.

O balanço divulgado nesta segunda-feira (27) pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia) contabiliza 18 óbitos.

Já as outras duas vítimas, registradas em Itabuna, foram confirmadas pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica) da cidade.

Ao todo, 430 mil pessoas foram afetadas em maior ou menor grau.

Além de deslizamentos, muitas cidades estão enfrentando enormes enchentes por conta do transbordamento de rios e o rompimento de barragens. Até o momento, são 72 municípios em situação de emergência.

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), essa é a maior enxurrada no estado há 32 anos e o fenômeno foi causado pela chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), uma faixa de nuvens que se estende do sul da Amazônia até o mar.

Além disso, a região sofre com o solo bastante encharcado já que, no fim de novembro, a área também registrou um volume enorme de chuvas.