La Niña continua atuando sobre o Rio Grande do Sul em dezembro

O fenômeno La Niña vai continuar causando efeitos no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul durante o mês de dezembro.

O fenômeno La Niña vai continuar causando efeitos no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul durante o mês de dezembro.

Segundo o Climatempo, a chuva enfraquece em todos os três estados da Região Sul do país e deve cair de forma bastante irregular ao longo do mês, ficando abaixo da média.

Nas áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, os acumulados mensais devem ficar próximos da média climatológica. Vale ressaltar que o mês de dezembro não é um mês com grandes volumes acumulados na região.

O calor ainda segue predominando no Rio Grande do Sul e a tendência é que fique acima da média para o mês de dezembro.

De modo geral, a média climatológica varia entre 50 e 100mm, no entanto, devido à influência da La Niña, os acumulados ainda devem ficar mais baixos que o normal, segundo o Climatempo.

A explicação para a pouca chuva é devido ao rápido avanço das frentes frias e outros sistemas frontais sobre a Região Sul do Brasil que não trarão chuvas significativas.

Devido a pouca chuva e os dias ensolarados, a tendência é que as temperaturas fiquem mais altas e o calor predomine especialmente no estado do Rio Grande do Sul.