Itália autoriza vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos

A Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) deu aval nesta quarta-feira (1º) para a vacinação contra covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos de idade.

A Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) deu aval nesta quarta-feira (1º) para a vacinação contra covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos de idade.

A decisão foi anunciada após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendar, no último dia 25 de novembro, a utilização da vacina anti-Covid do consórcio Biontech/Pfizer em crianças da mesma faixa etária.

Segundo as autoridades sanitárias, “os dados disponíveis demonstram um elevado nível de eficácia e atualmente não existem sinais de alerta em termos de segurança”.

Com a aprovação da Aifa, a vacinação na Itália será realizada com duas doses da Pfizer, com formulação reduzida (um terço da dosagem original), a serem aplicadas com três semanas de intervalo.

Para evitar possíveis erros de administração, o Comitê Técnico-Científico (CTS) da Itália recomenda, para a faixa etária em questão, o uso exclusivo da formulação pediátrica, sugerindo, quando possível, a adoção de esquemas de vacinação adequados à idade.

No parecer, o CTS observa que “embora a infecção por Sars-CoV-2 seja certamente mais benigna em crianças, em alguns casos pode estar associada a consequências graves, como o risco de desenvolver síndrome inflamatória multissistêmica, que também pode exigir hospitalização em terapia intensiva”.

“A vacinação traz benefícios como a possibilidade de frequentar a escola e levar uma vida social caracterizada por elementos lúdicos e educativos, particularmente importantes para o desenvolvimento psíquico e da personalidade desta faixa etária”, diz o comunicado.

O estudo principal da vacina anti-Covid da Pfizer na população de 5 a 11 anos “mostrou 90,7% de eficácia na redução de infecções sintomáticas por SARS-CoV-2 em comparação com placebo e a não inferioridade da resposta imunológica comparada com a observada na população de 16 a 25 anos”.