INMET emite aviso para temporal em parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Quase todo o Rio Grande do Sul está sob a área em aviso para temporais nesta quinta-feira. Alerta se estende até a manhã desta sexta.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso para a possibilidade ocorrência de temporais isolados em grande parte do Rio Grande do Sul. O alerta é válido para esta quinta-feira (30) e a manhã desta sexta-feira (31). Conforme o Agora no Tempo, uma área de baixa pressão atmosférica vai provocar pancadas isoladas de chuva, durante a tarde desta quinta, na Região Noroeste, Região Central, Serra e Região Norte. Há possibilidade de temporais isolados na Região Noroeste e Região Norte.

O aviso é válido para as regiões da Fronteira Oeste, da Campanha, Central, Noroeste, Norte, região dos Vales (Paranhanana, Rio Pardo, Sinos, Taquari), Litoral Norte e Serra do Rio Grande do Sul. Apenas a região metropolitana, Metade Centro-Sul (Costa Doce) e Região Sul não estão na área com possibilidade de tempestades. Conforme o órgão há chance de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo.

A escala do INMET possui três tipos: o aviso é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais e possui a cor amarela; a advertência é quando há perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até granizo e possui cor laranja; e o alerta, quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo e é marcado em vermelho.

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).