INMET emite aviso para temporais no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

Conforme o órgão, há risco de tempestades no Estado ao longo do dia e nas primeiras horas de terça (14).

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para o risco de temporais no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (13). Conforme o órgão, há risco de tempestades no Estado ao longo do dia e nas primeiras horas de terça (14). A advertência emitida pelo o Instituto indica grau de perigo.

De acordo com o órgão, podem ocorrer pancadas de chuva com volumes de até 100 milímetros em um dia, o que tem potencial para causar alagamentos, inundações e até deslizamento de terra em áreas de risco. O Instituto também avisa para o risco de rajadas de vento entre 60 a 100 quilômetros por hora e eventual queda de granizo.

Conforme a previsão do tempo, uma frente fria se aproxima do Estado e provoca chuvas a partir da região Sul e Campanha. No decorrer do dia, as chuvas se espalham para as demais áreas e há risco de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas. Os maiores acumulados são esperados no Oeste, Noroeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul.

Na terça-feira (14), as chuvas volumosas e os temporais isolados continuam atuando. Os maiores volumes são esperados no Centro, Leste e Região Metropolitana. As temperaturas diminuem significativamente,devido à nebulosidade sobre o Estado.

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).