INMET emite aviso para possibilidade de tempestades no Rio Grande do Sul nesta terça-feira

O maior risco para temporais é na metade Norte do Rio Grande do Sul. No entanto, todas as regiões do Estado estão sob a advertência

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso para a possibilidade de temporais isolados no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (21). Conforme o órgão, as tempestades podem provocar chuva intensa, com potencial para transtornos, vir acompanhadas de ventos e até de granizo (veja as áreas em atenção abaixo).

O maior risco para temporais é na metade Norte do Rio Grande do Sul. No entanto, todas as regiões do Estado estão sob a advertência. Segundo o INMET, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Conforme a Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente do RS), uma área de baixa pressão atmosférica associada ao calor e umidade, provocam temporais isolados no Estado.

A previsão indica que a chuva avança a partir da Campanha e região Sul entre a manhã e tarde, se espalhando para as demaisregiões no decorrer do dia. Há risco para eventual queda de granizo, fortes rajadas de vento, chuva moderada a forte e raios. As temperaturas ainda se elevam na parte da tarde com sensação de calor.

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Como se proteger de um temporal

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).