Inicia o julgamento da Kiss e o alerta para o avanço da Ômicron no Brasil; ouça no podcast Meio-Dia

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, primeiro de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Começou hoje, em Porto Alegre, o julgamento dos quatro réus no caso do incêndio da boate Kiss. Eles são acusados pelas mortes de 242 pessoas e de 636 tentativas de homicídio. As sessões iniciam todos os dias às 9h da manhã, no plenário do 2º andar do Foro Central da Capital. A expectativa do Tribunal de Justiça é que o julgamento dure cerca de 15 dias. As atividades serão diárias, inclusive aos finais de semana, até às 23h da noite. Hoje, o juiz Orlando Faccini Neto abriu os trabalhos decidindo os casos de isenção e dispensa de jurados e pedidos formulados pelas partes. Há pouco, em uma urna com as cédulas de 25 jurados sorteados previamente em uma lista de 150, ele sorteou sete deles para a formação do Conselho de Sentença, para depois declarar instalados os trabalhos. O incêndio da boate Kiss ocorreu na noite de 27 de janeiro de 2013. Entre os réus estão dois sócios da boate e dois integrantes da banda que tocava na noite da tragédia.

A Receita Estadual deflagrou uma operação para apurar indícios de fraudes em vendas interestaduais simuladas. As operações movimentaram cerca de 100 milhões de reais na região do Alto Uruguai. O alvo foi um grupo do setor metalmecânico formado por um contribuinte do Rio Grande do Sul e outro contribuinte de outro Estado. Os indícios apontam para a prática de simulação de vendas de outro Estado para o Rio Grande do Sul, quando na verdade as vendas eram realizadas de fato dentro do Estado. O objetivo era diminuir o pagamento de impostos. Ao longo da investigação, foram identificadas várias operações de mercadorias em trânsito, em que aproximadamente DOIS mil quilômetros eram realizados, de maneira simulada, em poucos minutos. A operação foi deflagrada ontem, e a auditoria na empresa começa nesta quarta.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado emitiu um alerta epidemiológico para a Ômicrom, a Nova variante do vírus SARS-CoV-2 identificada na África do Sul. No comunicado, o CEVS cita uma série de recomendações de Autoridades internacionais que buscam retardar a entrada da nova variante em outros países, até que haja maior conhecimento científico sobre o assunto. As principais recomendações são: Aumentar a cobertura vacinal; Aplicar a dose de reforço para todos os indivíduos adultos, priorizando pessoas acima de 40 anos de idade; Reforçar a vigilância laboratorial para detecção precoce de viajantes Reforçar a vigilância em saúde para monitoramento de viajantes; e Reforçar medidas como distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, limpeza e desinfecção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados de covid-19. Ontem, o Instituto Adolfo Lutz, no Estado de São Paulo, confirmou os primeiros dois casos da variante Ômicron do coronavírus no Brasil. Os pacientes são um casal que veio da África do Sul. Eles estão em isolamento na casa de parentes.

O dia Primeiro de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data foi instituída há 30 anos pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde oferta testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, assim como orientações quanto à importância da prevenção, detecção e encaminhamento para tratamento de infecções sexualmente transmissíveis. Os serviços vão estar disponíveis hoje em dois locais na Capital. No Largo Zumbi dos Palmares até às 17h da tarde, aberta ao público em geral. Já na sede do Sest/Senat, no bairro Humaitá, o serviço é voltado a profissionais do transporte, alunos e moradores do bairro, e fica disponível até às 16h da tarde. Nos locais, pessoas diagnosticadas reagentes a alguma infecção sexualmente transmissível vão receber orientações e acesso ao tratamento.

A onda de calor ganha força no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O tempo firme vai predominar. A máxima chega a 36 graus nas regiões Norte e Noroeste. Mas ainda há previsão de pancadas de chuvas rápidas em Porto Alegre e Região Metropolitana, na Serra gaúcha e no Litoral Norte, como ocorreu hoje pela manhã. Nestas áreas as temperaturas não sobem tanto. Em Porto Alegre e Viamão, a máxima chega a 27 graus. Amanhã, o tempo firme predomina novamente, mas ainda com chuvas rápidas na Serra e no Litoral Norte. A tendência é de tempo firme nos próximos dias e de retorno da chuva no final de semana.