Incêndio às margens da BR-290 provoca quilômetros de congestionamento

Motivo é a fumaça que cruza a estrada, dificultando a visibilidade na BR-290. Equipes dos Bombeiros estão na região desde o início da tarde.

Um incêndio em área de vegetação causou transtornos para os motoristas que trafegam pela BR-116 e BR-290, entre Guaíba e Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. A fumaça do incêndio, que só foi controlado na noite desta quarta-feira, chegou a causar a interdição parcial da estrada, mas o tráfego já foi liberado.

Segundo o CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul), a origem das chamas é criminosa. No entanto, ainda não se sabe quem provocou o fogo, que consome uma área próxima do quilômetro 108, no antigo pedágio da BR-290, em Eldorado do Sul.

A operação para combate ao incêndio começou por volta das 15h e só foi encerrada por volta das 22h10. Impulsionada pelo vento, a fumaça chegou a cobrir os dois sentidos da BR-290, impedindo o tráfego de veículos.

Por volta das 20h, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) decidiu interditar parcialmente a rodovia uma faixa no sentido Interior-Capital (decrescente). A medida causou, pelo menos, 15 quilômetros de lentidão no sentido Porto Alegre, desde a BR-290, em Eldorado do Sul; e desde a saída de Guaíba, pela BR-116/Sul. Outros cinco quilômetros de congestionamento foram registrados em direção a Guaíba.

O vento forte em alguns momentos e a vegetação seca ajudam as chamas a se espalharem rapidamente pela região. A BR-116/BR-290 foi liberada por volta das 22h, quando o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas na área de campo.