Homem é encontrado morto na Ilha do Pavão

Outros dois criminosos morreram durante um confronto com a Brigada Militar e outros dois capturados após uma tentativa de fuga.

CORREÇÃO: Este conteúdo foi alterado no dia 4 de janeiro de 2022, para incluir a informação que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil descartou envolvimento do homem encontrado morto no assalto.

A Brigada Militar encontrou, na manhã de quinta-feira (30), o corpo de um homem na Ilha do Pavão, na zona Norte de Porto Alegre. Ele foi localizado após o assalto a carro-forte ocorrido em um supermercado de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.

Havia suspeita que ele tivesse participado do crime, mas o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da Polícia Civil informou no dia 4 de janeiro de 2022 que “não há indicativo de que tal indivíduo tenha alguma participação” no assalto. “Em relação ao fato de sua morte, todos os elementos colhidos pela DR/DEIC serão encaminhados ao DHPP para as medidas legais cabíveis na apuração do evento”, afirmou a Polícia Civil.

Conforme a corporação, o cadáver foi localizado por volta das 10h da manhã às margens da Ilha do Pavão, no Arquipélago de Porto Alegre. A suspeita é que o indivíduo tenha tentado fugir do pedaço de terra cercado pelo Delta do Jacuí a nado, se afogado. O corpo foi reconhecido por uma testemunha como sendo de um dos assaltantes.

Na ocasião, dois criminosos morreram durante um confronto com a Brigada Militar e outros dois capturados após uma tentativa de fuga. Outros dois conseguiram fugir.

Ao todo, 80 policiais militares, de vários batalhões, atuaram no cerco. Além de homens por terra, a Brigada Militar utiliza um helicóptero e lanchas para reforçar as buscas.

Como foi o crime

O ataque ao supermercado Nacional, em Guaíba, ocorreu por volta das 11h da manhã do dia 29 de dezembro de 2021. Pelo menos seis ladrões invadiram o local e renderam vigilantes de um carro-forte, no momento em que caixas eletrônicos eram abastecidos. Eles usavam uniformes que simulavam ser do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil. As armas dos seguranças foram recolhidas, assim como os malotes com o dinheiro. Na sequência, os ladrões fugiram em três carros.

Para despistar a polícia, eles trocaram de veículos e entraram no furgão, que acabou sendo abandonado na Ponte do Jacuí, na entrada de Porto Alegre, e em uma Renault Duster, deixada na Ilha dos Marinheiros. Para seguir com a fuga, eles roubaram uma Mitsubishi L200 de um morador da região. Dois criminosos foram presos logo em seguida.

Quatro assaltantes renderam dois pescadores e exigiram o transporte por barco até a Ilha do Pavão. O motor do pesqueiro falhou e os reféns tiveram que atravessar o rio, levando os criminosos a bordo, com remos. Depois que chegaram do outro lado, libertaram os reféns. No início da tarde, os criminosos atiraram contra um helicóptero da Brigada Militar que participava das buscas, mas não foi atingiram o alvo.

Por volta das 15h, foi registrado um intenso confronto após uma guarnição do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) ingressar em um área de mata. Um criminoso morreu no tiroteio. Meia hora depois, houve uma segunda troca de tiros, que resultou na morte do segundo ladrão. Dois seguiram foragidos durante o fim da tarde e noite do dia 29 e manhã do dia 30.

O corpo do quinto integrante da quadrilha foi encontrado por volta das 10h da manhã do dia 30 de dezembro. As buscas prosseguem na região e não há prazo para término da operação na região das Ilhas.