FreeWay tem tráfego de até 50 carros por minuto neste feriado em direção ao Litoral

Ontem, dos 70 mil veículos previstos, apenas cerca de 30 mil se dirigiram da Capital para as praias pela FreeWay.

ATUALIZADO ÀS 18h07 O feriado de Natal é de tráfego intenso em direção ao Litoral Norte neste sábado de Natal (25). A previsão é de que até 70 mil veículos deixem a região metropolitana para aproveitar as praias gaúchas e catarinenses apenas hoje. A média de veículos tem ficado, durante toda a tarde entre 40 a 50 carros por minutos nos pedágios.

Ontem, dos 70 mil veículos previstos, apenas cerca de 30 mil se dirigiram da Capital para o Litoral. A projeção inicial da CCR ViaSul era que, pelo menos, 200 mil veículos usassem a FreeWay como rota para o descanso de fim de ano.

Confira a situação da BR-290, da ERS-040 e das outras estradas do Litoral Norte abaixo. Ative as notificações e siga nosso perfil de trânsito no Twitter para receber todas as informações, conforme elas são atualizadas.

Freeway agora

A FreeWay/BR-290 tem movimentação acentuada, com tráfego de cerca de 40 a 50 veículos no pedágio de Gravataí. Na praça de Santo Antônio da Patrulha, o fluxo varia de 45 a 50 veículos por minuto. O limite operacional da rodovia é de 85 carros por minuto, sem o uso do acostamento como quarta faixa entre os quilômetos 77 e 0.

O tráfego deve seguir acentuado até cerca de 20h da noite, neste sábado (25). Também há previsão de tráfego intenso das 13h às 22h no domingo (26).

BR-101

A BR-101 teve tráfego acima da média na praça de pedágio de Três Cachoeiras durante a parte da manhã. Eram 11 carros por minuto no sentido Terra de Areia-Torres e 12 no sentido inverso.

Na tarde desta sexta-feira, o número caiu para 4 carros por minuto em cada sentido.

BR-386

A BR-386 teve movimentação acentuada, mas sem registro de pontos de congestionamento, durante todo o dia. Pela manhã, eram 19 veículos por minuto na praça de pedágio de Montenegro, sentido região metropolitana-Vale do Taquari. São 13 no sentido inverso.

Durante a tarde, o fluxo recuou. A média era de 15 no sentido Vale do Taquari e 12 no sentido da região metropolitana.

ERS-040

Sem registro de pontos de lentidão até o momento. Passam de 10 a 12 carros por minuto em direção a Balneário Pinhal.

Rota do Sol

A Rota do Sol não tem registro de ocorrências, nem pontos de congestionamento de Caxias do Sul até o Litoral.

ERS-407

É a única estrada que tem ponto de lentidão neste feriado. O motivo é a rótula na região de acesso para Xangri-lá. Não houve montagem do desvio pelo posto do CRBM (Comando Rodoviário da Brigada Militar) e há ponto de lentidão de cerca 300 metros para que os motoristas ingressem na ERS-389.