Empresa anuncia campanha que utiliza inteligência de dados para estimular investimentos sociais em projetos de educação

Com o lançamento de uma nova campanha on-line, focada em seis iniciativas de educação espalhadas pelo país, a empresa está implementando um sistema de inteligência de dados

Fazer com que o apoio financeiro a organizações da sociedade civil seja percebido não como uma doação, mas como um verdadeiro investimento: este é o princípio da IMPACTO, empresa social que oferece uma plataforma tecnológica para conectar doadores em potencial a instituições que necessitam de suporte para se estruturar e crescer.

Com o lançamento de uma nova campanha on-line, focada em seis iniciativas de educação espalhadas pelo país, a empresa está implementando um sistema de inteligência de dados a partir das motivações e do comportamento de quem investe em projetos humanitários, para simplificar os processos de contribuição e proporcionar segurança, transparência e rastreabilidade dos impactos gerados.

Para aplicar tecnologia a serviço do investimento social, a IMPACTO faz a curadoria de organizações com estruturas já consolidadas, levanta as suas necessidades e estrutura campanhas de doação.

A partir das contribuições, a empresa realiza pesquisas com os usuários, como o que os estimula a doar e quais são as causas que mais têm a ver com o seu perfil. Além disso, o investidor pode acompanhar como o dinheiro está sendo utilizado, já que todas as instituições beneficiadas têm o compromisso de prestar contas sobre o uso dos recursos para que possam receber novos repasses.

Todas estas informações estão sendo estudadas para que uma única plataforma traga soluções simplificadas para envolvimento do investidor com as mais diversas causas humanitárias.

A fundadora e CEO da IMPACTO, Camila Soares, explica que a empresa pretende fazer bom uso dos dados obtidos para enfatizar o papel dos investidores sociais no Brasil.

“Na cultura da doação, os benefícios são vistos de forma unilateral: a pessoa doa o dinheiro, mas é como se os efeitos ficassem restritos à organização que o recebeu, sem beneficiar a vida de quem contribuiu. Ao falarmos de investimento social, colocamos o indivíduo como agente de transformação, que entende que, ao apoiar um projeto, gera valor para toda a cadeia produtiva e está investindo em um futuro melhor para a sociedade”, disse.

“A tecnologia e a inteligência de dados nos permitem criar uma rede de colaboração e confiança, que coloca cada vez mais pessoas no papel de investidor a partir da percepção de que é rápido, fácil e vantajoso gerar impacto positivo em qualquer lugar, sem dúvida ou necessidade de estar na linha de frente”, completou.

A nova campanha de educação da IMPACTO contempla as seguintes organizações: Parceiros Voluntários – Projeto Tribos (Porto Alegre – RS); Plataforma Impact (Rio de Janeiro – RJ); Associação Educacional Francisca Nubiana (São João de Meriti – RJ); ONG Ação Vida (Guarulhos – SP); Prisma – Sociedade de Preservação Social, Cultural e Educacional (Barcarena – PA); e Associação Menino Feliz (Paragominas – PA).

Rio Grande do Sul 

O projeto “Tribos: Nas Trilhas da Cidadania”, desenvolvido pela OSC Parceiros Voluntários, promove a capacitação de estudantes e educadores de todo o território nacional, por meio de uma metodologia que possibilita que o participante desenvolva competências empreendedoras para gerar impacto positivo nas suas escolas ou comunidades como um todo.

Com 18 anos de história, o projeto, que tem chancela da UNESCO, iniciará mais um ciclo no Rio Grande do Sul, só que, desta vez, em formato online por conta da pandemia.

O Tribos proporciona uma tecnologia social para desenvolver habilidades socioemocionais, de liderança e empreendedorismo, com o intuito de fortalecer a cidadania participativa e proporcionar uma nova perspectiva na vida dos jovens. A formação dos alunos é composta por aulas de fotografia, liderança cidadã e atividades complementares.

Aos educadores, o projeto visa aprimorar o conhecimento em ferramentas e conteúdos que auxiliam nas aulas on-line, além de desenvolver metodologias que envolvam os alunos em projetos sociais.

Os professores também recebem uma qualificação em assuntos atuais e fundamentais para aplicação em sala de aula. A capacitação é composta por dois encontros de duas horas.

Desde 2020, devido ao efeito da covid-19 nas escolas, a metodologia foi reestruturada para o contexto digital. Ao ampliar sua atuação, o projeto conta agora com a participação de 399 alunos e 173 professores, tendo impactado cerca de 1839 pessoas pelas ações sociais.

O superintendente da ONG Parceiros Voluntários, José Alfredo Nahas, expõe que a campanha da IMPACTO vai ajudar o Tribos a alcançar educadores e alunos que estão em situação de vulnerabilidade, e a trazer novas oportunidades para o projeto e os parceiros voluntários.

“A IMPACTO oportuniza a captação de investimento social para a inclusão do projeto em escolas e
comunidades que dispõem de poucos recursos de internet e equipamentos. Muitas vezes, os estudantes fazem a inscrição no projeto, mas não conseguem seguir pois não possuem na família ou na escola os recursos necessários para permitir sua participação on-line, que é fundamental para a interação com os demais participantes. Isso possibilita ao estudante ter voz e ser ouvido, ou seja, interagir com outros estudantes”, disse

“A campanha irá permitir a ampliação do alcance do Tribos e traz mais legitimidade ao projeto, pois quanto mais pessoas participam e são impactadas, mais o nosso trabalho se fortalece e oportuniza a ampliação do seu impacto nas comunidades”, finalizou.