Descubra como fazer lives e vídeos de forma mais profissional

Essa dica é especial para as transmissões ao vivo e também para quem desejar recorrer às soluções mais práticas de um editor de vídeos online.

As medidas adotadas para minimizar o contágio em massa do novo coronavírus (Covid-19) fez com que um formato fosse adotado para uma série de eventos, as transmissões ao vivo através da internet, basta recordar que até mesmo a tradicional semana farroupilha ocorreu de modo virtual.

Logo, está intrínseco a necessidade de uma série de setores em garantir que as suas lives, assim como o conteúdo produzido em vídeo, que também cresceu durante a quarentena, possuam um formato mais profissional e com um valor de produção significativo.

Felizmente, já existem soluções online que permitem que qualquer pessoa com uma familiaridade mínima a recursos de internet seja capaz de criar um vídeo com qualidade profissional em poucos minutos, se valendo de uma série de modelos e recursos intuitivos e simplificados.

Para facilitar essa adaptação de quem ainda não está totalmente familiarizado com a produção desse tipo de conteúdo, listamos abaixo algumas dicas que podem valorizar a criação das suas lives e vídeos, deixando tudo com um aspecto mais profissional, confira:

Assegure uma conexão de qualidade

Essa dica é especial para as transmissões ao vivo e também para quem desejar recorrer às soluções mais práticas de um editor de vídeos online. Ainda que a internet 5G esteja em fase de implementação da estrutura no Brasil, a conexão móvel deve atuar apenas como um backup.

Dê sempre preferência para a rede que oferece não só a melhor velocidade de transmissão de dados, mas, principalmente, a que conta com a maior estabilidade, ou seja, uma internet cabeada normalmente é mais estável que o wi-fi que, por sua vez, é melhor que uma rede de telefonia móvel.

Prepare a cena com antecedência

Antes de iniciar a gravação ou a transmissão dê uma atenção para o cenário em que será enquadrado. Confira todos os mínimos detalhes, se há algo que você não deseja mostrar em cena, principalmente para as gravações realizadas em um ambiente doméstico, confira toda a parte técnica.

Na hora de se preocupar com as questões técnicas, observe questões como a iluminação da cena e também a captação de áudio, faça um teste rápido gravando um pequeno trecho para que todos esses detalhes possam ser ajustados.

Conte com uma imagem estática

Com tudo preparado é hora de deixar a sua câmera estática, algo que faz toda diferença na hora de conferir a sua cena um ar mais profissional, pois evita o vídeo tremido e instável, típico de quem está recorrendo à solução caseira de um smartphone e está segurando o dispositivo com a mão.

Caso você não possua um tripé, monopé ou um estabilizador de imagem, improvise uma superfície fixa e plana com o que você possui à sua volta, que pode ir desde uma mesa, até livros e qualquer outra superfície plana e estática.

Agora que você já sabe como deixar os seus vídeos e também as suas transmissões ao vivo mais profissionais, basta colocar as dicas listadas nesta publicação em prática e angariar uma audiência cada vez maior.