Confirmado terceiro caso da variante Ômicron no Brasil

A Ômicron carrega cerca de 50 mutações na proteína spike. No entanto, ainda não há sinais de ela provoque formas mais graves da Covid-19

O governo do estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (1º) o terceiro caso da variante Ômicron do coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde de SP, trata-se de um passageiro da Etiópia que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos em 27 de novembro.

O homem tem 29 anos e realizou o teste logo após sua chegada ao Brasil, mas não tinha nenhum sintoma e já havia sido vacinado com o imunizante da Pfizer. Ainda de acordo com o governo paulista, o sequenciamento genético da amostra foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz, mesma instituição que já havia confirmado os dois primeiros casos da Ômicron no Brasil.

Trata-se de um casal de missionários brasileiros que retornou da África do Sul em 25 de novembro. Ambos – um homem de 41 anos e uma mulher de 37 – já tinham sido vacinados no país africano com a fórmula da Janssen, de dose única, e apresentam apenas sintomas leves.

A Ômicron carrega cerca de 50 mutações na proteína spike, espécie de coroa de espinhos que reveste o Sars-CoV-2 e é usada pelo vírus para atacar as células humanas. Como a maior parte das vacinas disponíveis se baseia nessa proteína, existe o temor de que a variante possa ser resistente aos imunizantes.

No entanto, ainda não há sinais de que a Ômicron provoque formas mais graves da Covid-19, bem como não existem dados definitivos sobre sua capacidade de eludir vacinas.