Brasil reabre fronteiras terrestres

O Brasil reabre fronteiras terrestres depois de mais de um ano. Será necessário, no entanto, apresentar comprovante de imunização.

O Brasil reabre fronteiras terrestres depois de mais de um ano. Será necessário, no entanto, apresentar comprovante de imunização ou teste negativo para covid-19, quando solicitado.

As regras para entrada no país por terra foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9) e entrariam em vigor no sábado (11).

O governo federal vai adiar em uma semana a entrada em vigor das regras sanitárias para viajantes ingressarem no país. O motivo foi o ataque cibernético a sites, aplicativos e sistemas do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (10).

A informação é do secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Cruz, que conversou com a imprensa na portaria do Ministério da Saúde.

O ingresso de estrangeiros por rodovias está proibido desde o ano passado pelo governo federal, como forma de conter o avanço da pandemia de coronavírus. Apenas transporte de cargas estava liberado.

Regras sanitárias

Para entrar no Brasil, viajantes terão que apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19, sendo que a aplicação da última dose ou da dose única deve ter acontecido pelo menos 14 dias antes do embarque.

Também será exigido teste RT-PCR negativo realizado até 72 horas antes ou teste negativo de antígeno realizado 24 horas antes.

Os imunizantes utilizados devem ser aprovados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou por autoridades sanitárias do país onde o viajante recebeu a dose.

Os passageiros não vacinados, além de apresentarem os resultados dos testes, precisam passar por uma quarentena de cinco dias na cidade listada como destino final na Declaração de Saúde do Viajante. Ao final da quarentena, um novo teste RT-PCR ou antígeno será exigido.

Caso o resultado seja positivo, o passageiro segue em quarentena. Caso dê negativo, ele poderá circular normalmente pelo país.