Após ataque hacker derrubar ConecteSUS, plataforma deve ser restabelecida só na semana que vem

Ministério da Saúde elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação contra a covid-19

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que deve restabelecer em alguns dias o sistema ConecteSUS. A plataforma teve sistesmas comprometidos por um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10). Vários sistemas já foram restabelecidos e a expectativa é que os outros estejam disponíveis para a população na próxima semana.

A pasta elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação contra a covid-19. Para brasileiros que vão viajar para o exterior, a recomendação é procurar o posto de vacinação onde a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19 foi aplicada e solicitar a emissão da segunda via da Carteira Nacional de Vacinação, válida em todo o território nacional.

Já quem está no exterior e vai viajar para o Brasil, depende da boa vontade. O Ministério das Relações Exteriores enviará comunicado aos países que receberão voos oriundos do Brasil informando sobre a indisponibilidade temporária do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em formato digital e que a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico poderá ser um dos documentos utilizados para comprovação de imunização.