Alerta: Ibama confirma invasão de estorninhos em cinco cidades gaúchas

Até agora, o estorninho foi registrado nas cidades gaúchas de Aceguá, Bagé, Chuí, Lavras do Sul e Santa Vitória do Palmar.

Uma nova praga com potencial de se espalhar pelo Brasil está deixando especialistas em alerta, por sua característica de predar pequenos animais, destruir lavouras e transmitir doenças.

Mas não se trata de um novo inseto ou nuvens de gafanhotos. Dessa vez, o vilão é um pássaro: o estorninho. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) confirmou a invasão da ave, que também é considera agressiva, em cinco cidades gaúchas.

Até agora, o estorninho foi registrado nas cidades gaúchas de Aceguá, Bagé, Chuí, Lavras do Sul e Santa Vitória do Palmar.

Por se tratar de um processo em estágio inicial, o Ibama disse que está reunindo informações sobre a biologia e extensão da espécie.

“Sendo assim, foram iniciadas tratativas com instituições de pesquisa e demais setores do Poder Público que possuem competência na matéria, a fim de adotar medidas coordenadas para a detecção precoce de ocorrências, controle e comunicação social. Tais técnicas são baseadas na Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras, aprovada pela Resolução Conabio nº 07, de 29 de maio de 2018”, disse em nota.

“O combate às invasões biológicas é uma das principais medidas de proteção à biodiversidade nativa e é um compromisso assumido pelo Brasil a partir da ratificação da Convenção sobre a Diversidade Biológica”, completou o Ibama.

O estorninho consta na lista das cem piores espécies exóticas invasoras, elaborada anos atrás pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza.