Vias com fluxo intenso de veículos vão receber tapa-buracos durante a madrugada em Porto Alegre

Ruas e avenidas de Porto Alegre que possuem fluxo intenso de veículos vão receber obras de recuperação no asfalto na madrugada. As manutenções, chamadas popularmente de tapa-buracos, vão ocorrer das 21h às 5h da manhã do dia seguinte. O objetivo é agilizar esse tipo de trabalho e reduzir os transtornos no trânsito durante o dia.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, os reparos feitos durante a madrugada vão ser finalizados no mesmo turno. “Essa é uma maneira que encontramos de agilizar os trabalhos mais urgentes em vias com movimento e assim evitar o bloqueio durante o dia. Além de ser um benefício para os motoristas, as equipes têm mais tranquilidade e segurança”, afirma.

Conforme a Prefeitura, as obras durante as madrugadas não vão interferir na programação diurna. Em um primeiro momento, os reparos nas vias durante a madrugada vai atuar nos reparos emergenciais. O trânsito fica em meia pista onde os serviços estão sendo realizados.

Após um período de ajustes, no entanto, o objetivo é que a conservação padrão – o recapeamento – também entre na programação noturna. Nesse caso, as equipes poderão aplicar asfalto em trechos maiores ou em toda a extensão de uma rua durante a madrugada. A ideia é aumentar de duas para quatro equipes noturnas.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos ampliou os horários de conservação de vias e agora também há equipes trabalhando durante a madrugada. O serviço, que ocorre das 21h às 5h, é focado na conservação emergencial de vias com fluxo intenso de veículos.