Trensurb: atrasos provocam superlotação em estações e reclamações de usuários

Os problemas foram registrados no sentido Porto Alegre-Novo Hamburgo. A Trensurb não se pronunciou, até as 19h15, sobre o ocorrido.

ATUALIZADA ÀS 19h45 Uma série de atrasos na saída de composições da Trensurb da Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, causou transtornos para os usuários do metrô nesta quarta-feira (24). Os problemas foram registrados no sentido Porto Alegre – Novo Hamburgo. A Trensurb se pronunciou sobre o ocorrido as 19h26, sete minutos após a publicação original desta notícia (veja o posicionamento abaixo).

Conforme relato de passageiros, houve atraso no intervalo entre as composições. No horário de pico, a saída de trens de Mercado em direção a Novo Hamburgo é de 12 minutos. No entanto, há relato de intervalo maior de 30 minutos. Imagens postadas por usuários do metrô mostram centenas de pessoas esperando o trem na estação Mercado.

Com o atraso na saída de trens da principal estação do sistema metroviário, houve efeito cascata. Estações como Rodoviária, Farrapos e Aeroporto registraram aglomeração de pessoas esperando pelas composições. Também há reclamações de trens superlotados, com pessoas deixando de embarcar nas composições por causa do número de passageiros.

De acordo com a Trensurb, um trem apresentou falha nas portas chegando à Estação Rodoviária e precisou ser recolhido e substituído. “A equipe operacional atuou na resolução do problema e os intervalos devem normalizar em breve. Pedimos desculpas pelo transtorno”, afirmou a empresa, no Twitter.

Durante a pane, o site da Trensurb não informou nenhum problema na circulação de trens e os usuários que estavam nas estações não receberam aviso pelo sistema de alto-falantes. Uma publicação sobre a pane só foi realizada as 19h23, através de respostas no Twitter aos usuários que haviam mencionado a empresa. Nenhum post público com o episódio foi feito até as 19h45.

Veja algumas das reclamações realizadas por usuários

https://twitter.com/luismeregalli/status/1463624104049844235