TRE-RS decide pela cassação do mandato de prefeito e vice de Garibaldi

Como ainda é possível recorrer da decisão, eles não serão afastados de imediato dos cargos.

O TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu pela cassação do prefeito de Garibaldi, Alex Carniel, e do vice Sérgio Chesini, ambos do Progressistas, por crimes eleitorais. Como ainda é possível recorrer da decisão, eles não serão afastados de imediato dos cargos.

Foi declarada a inelegibilidade de Carniel para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito de 2020. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Instituição no YouTube, onde a gravação já está disponível.

A coligação de que os dois faziam parte é acusada de usar equipamento de escuta e rastreamento no carro do então prefeito Antônio Cettolin, do MDB, que apoiava a chapa adversária. Além disso, eles teriam realizado gravações de vídeo com ataques à administração do município da Serra Gaúcha.

Caso haja manutenção da decisão depois de julgados os recursos, novas eleições municipais podem ser realizadas. A coligação Garibaldi Mais Feliz, formada pelos partidos PP, PSL e PSB, foi eleita com pouco mais de 53% dos votos.